Eu sou assim e gosto de pessoas introvertidas, gente muito expansiva e efusiva me causa incômodo. Quem não revela tudo não me instiga e eu duvido demais, sou cético, a maioria das pessoas quer passar uma visão de si de algo que não são. Como diria a sabia minha mãe "quem é não precisa dizer nada".
Mistério é a ideia do desvelar, algo que instiga a sua curiosidade, motiva você a aprender e se mover em direção a algo, o mistério é um atrator por excelência.
Acho que o mistério já institui um filtro, pessoas que tem o pensamento causal e raso, não gostam de mistério, gostam das coisas ditas e explícitas, reside aí uma certa pobreza intelectual, um pensamento menos autônomo, uma menor vontade de criar um caminho pessoal e ver o mundo com os próprios olhos.
A busca pelo mistério é produção de si mesmo, é entender os limites do território do seu conhecimento e querer transgredi-los, é produzir seu mundo e sua subjetividade no processo da aprendizagem.
Transgressão, etimologia:
trans - ir além, ultrapassar, transpor
+ gredi - pisar, caminhar.
O mistério é aquilo que eleva o ser para uma transcendência, há aqueles que buscam e vêem os signos/entes/coisas/seres como signos a serem decifrados, há aqueles que vêem como entes a serem decorados e só decodificados. No mistério existe uma insegurança, as ideias não estão fechadas e apaziguadas, é como uma obra de arte, a obra desvela algo a mais, algo que ressoa e dialoga com a nossa existência, o mistério é polissêmico, fala muitas línguas, toca em muitos lugares. Para aqueles que enxergam o mistério e possuem coragem o suficiente para se colocarem nesse lugar vulnerável do não saber, é o maior motor da força vital.
@Loira45, Prazer, Mister Mistério!