Imagino que o narcisismo pode ser uma forma de resistência ao conformismo social, pois permite um retorno à satisfação dos desejos reprimidos. Nesse sentido, o narcisismo não como algo exclusivamente negativo, mas também como uma forma de potencial emancipação e ao se apaixonar pela própria imagem ou identidade, o sujeito tenta evitar a autenticidade e a autossuperação, preferindo uma visão estática de si mesmo. No sentido existencial, o narcisismo se manifesta como uma negação da própria transcendência e liberdade.
narcisismo é uma patologia séria, que requer tratamento, e isto não é um comportamento característico de narcisismo, pois pode indicar apenas uma boa autoestima.
Narcisistas tem comportamentos ligados á manipulação, excesso de superioridade, falta de empatia e desprezo pelas pessoas, além de um ego muito inflado, por isso é até comum o Narcisismo coexistir com outras patologias, como por exemplo, o transtorno de personalidade antissocial. (TPAS)
Sobre o transtorno: o Narcisismo é classificado como F60.80, no CID-10 e está inserido no grupo de transtornos específicos de personalidade, mas ter alguns comportamentos narcisícos, não significa que você tenha o transtorno, até porque para ser diagnosticado com qualquer tipo de transtorno, precisa de uma avaliação profissional, alguns laudos demoram anos, inclusive.