Quando falo em diversidade, falo das questões ligadas às origens das pessoas, nomeadamente ao nível do local onde nasceram e foram criadas; em relação ao nível social, bem como à sua nacionalidade/etnia. Pensam que isso faz com que haja uma análise diferente, e enviesada, às questões sociais analisadas?

eles perguntam
3 4
elas respondem
22/10/2024 11h57
Na Globo até alguns anos atrás o repórter era proibido de falar pelo sotaque da sua região natal, eles eram obrigados a adotar o sotaque neutro. Daí vc ja vê se existe ou não representatividade na tv
anônima
22/10/2024 12h26
sei não man
anônima
22/10/2024 13h55
Acho indiferente
eles respondem
22/10/2024 11h49
Indiferente.
22/10/2024 11h54
Não procuro representatividade em um jornal, procuro imparcialidade.
Não faz sentido falar em etnia no Brasil com um povo tão miscigenado.
22/10/2024 12h18
É algo tão comum que nem pensamos nisso. Quase qualquer segmento midiático hoje em dia é exemplo da diversidade do país, simplesmente porque quem atua nesses meios é brasileiro. Na verdade pode até haver um viés sim, mas pelo lado branco - porque como o brasileiro branco tipicamente pertence às classes mais altas, tem mais oportunidades de projeção na mídia e de sucesso em sua área de agência correspondente. Então você pode até tomar de forma geral que a diversidade que é mostrada é símbolo da realidade das coisas, mas em menor grau. É como "é, o Brasil é isso daí, só que com menos brancos".
Na verdade eu acho que na área do futebol até se equivale mais à representação do brasileiro médio, porque como deve saber, o futebol há muito foi e ainda é visto como um meio de ascensão social no Brasil - se segue que é muito popular que pessoas de origem humilde entrem nesse ramo, e consequentemente, etnias diferentes da branca lusitana. O sonho da riqueza do brasileiro pobre, menos abastado, é vislumbrado na música e no futebol. Olhe as figuras mais proeminentes no segmento musical popular brasileiro e no futebol, e verá rostos comuns do cenário cotidiano do povo tupiniquim.