Tá na cara que os presidentes escolhendo vai zuar tudo, vão levar ideologia pra dentro do supremo, ao invés de ser algo técnico, isento e justo.

Poderia ter um sistemas de pontos para todos os juízes do Brasil, quem fizesse apenas o certo pelo certo e fizesse o mínimo de merda possível, somaria mais pontos e se manteria no topo do ranking, e os 11 primeiros colocados poderiam ser juízes supremos por 1 ano ou mais, e no final desse mandato, entraria os que estivessem novamente no top 11.

Ou outra solução que não o presidente escolhendo

eles perguntam
5 7
elas respondem
23/10/2024 16h09
Eu concordo com você. Isso de apontamento da justiça máxima do país por parte do executivo apenas leva à criação de feudos de poder político e conivência jurídica para com os políticos que fazem parte desse feudo. O Brasil ainda é um país feudal em muitos sentidos, só não vê quem não quer, e esse é um dos tantos e injusto ponto onde isso se dá.

Achei o sistema de pontos que você propôs no seu post super justo e realmente o procedimento para a escolha de juízes do STF deveria sim se dar pôr algo semelhante à sua proposta se vivêssemos em um país justo de verdade, mas infelizmente aqui é terra de faz de contas.
anônima
23/10/2024 16h08
Olha lá na outra esquina.. ta vendo lá.
É a inteligencia indo embora.
23/10/2024 16h13
Aqui é o Brasil.
23/10/2024 16h05
Vira presidente e muda o formato
23/10/2024 17h17
Por que será??? ( ・ω・)
eles respondem
23/10/2024 18h59
Enéas Carneiro já dizia algo semelhante há muito tempo. Recomendo fortemente essa entrevista dele no Roda-Viva, em que ele come o RABO de todos os jornalistas, um verdadeiro professor tentando ensinar para macacos.

23/10/2024 17h11
Primeiro que não são juizes, são ministros.

Segundo, vc tem pensamento de alguém do NOVO, esse partido coloca pessoas nos cargos pela meritocracia e não por escolha política
23/10/2024 16h08
2026 tá logo aí.
Vou me candidatar a presidência.
anônimo
23/10/2024 16h10
tinha que matar todos e para os novos se fizesse merda morre também, esse bando de fpd são caros demais para fazer o que querem sem serem parados.
23/10/2024 18h44
Para manter o esquema.
23/10/2024 19h03
Tá ligado que presidente apenas indica, quem vota e dá a vaga após sabatina é o Senado, né? Então.

Vamos aos exemplos recentes. Zanin e Dino, o que fizeram ideologicamente? Foram indicados pelo Lula. Kassio e o Mendonça, indicados pelo Bolsonaro. O que fizeram? Um comunista e outro terrivelmente evangélico. O terror dos direitistas, vulgo Xandão, indicado pelo... Temer. Qual a ideologia dele?

E isso apenas criaria um novo problema. Quem avaliaria os juízes e daria os pontos? Desembargadores? E quem os avaliaria, recorreria de decisões equivocadas? Congresso, Ministros das instâncias superiores? O próprio STF?

Ideologia e time de futebol todo mundo tem o seu. Papinho de técnico é de cair o cu da bunda.
23/10/2024 19h14
Eureka! Vc deu uma solução maravilhosa só na sua cabeça.
É aquela coisa; soluções simples para problemas complexos.
Viva a voz da internet!
Para o presidente “indicar “, repetindo, “indicar”, um ministro do STF, ele já tem que ter pré requisitos. E depois passa por uma sabatina de uma comissão do Senado( olha a democracia representativa aí), que na teoria é composta por senadores que entendam de leis.

Então, se vc quer um sistema democrático e justo, vote em senadores honestos e que entendam de lei.