Sabe aqueles homens metidos a machões que precisam ficar provando a si e a todos o quão macho ele é 24h por dia? Então, é um homem de masculinidade frágil, pode ou não ser gay enrustido, de qualquer forma, ele precisa ficar "provando" a todos o quão hétero e machão ele é, abrindo mão de coisas que ele acha o "cumulo" pra macheza dele.
É sobre o homem ter medo ou se achar menos masculino ou homem, por demonstrar comportamentos, ideias e atitudes que diferem do conceito hegemônico de gênero masculino heteronormativo. Digamos que existe uma "caixinha" que a sociedade descreve quais seriam os comportamentos esperados por homens cis. Se sentir ameaçado, denegrido ou diminuído por sair dessa categoria de rótulo e se manter nela por causa do julgamento social é uma masculinidade frágil. Caçoar, fazer brincadeiras, perseguir com atitudes sexistas homens e mulheres que não seguem essa norma, são comportamentos de masculinidade fragil. Vou citar um exemplo que ocorreu no site.
Teve uma vez aqui que eu disse que sou um homem homoafetivo, veio vários caras me zoarem dizendo que eu era gay, mas isso é só para exemplificar o quão frágil é a mentalidade dessas pessoas que nem nunca pararam para pensar na diferença entre afeto e sexualidade. Eu coloquei como exemplo você abraçar e dar um beijo no rosto do seu pai, tem gente que acho que isso é coisa de homem homossexual, você dizer que ama um amigo seu de longa data, um amigo de infância, demonstrar afeto e carinho por outro homem, é coisa de "gay", vem várias piadinhas sexistas de mentalidade imatura, entende? isso é ter sexualidade frágil.
Entendam o seguinte, você ser homem e gostar sexualmente de homens, faz você um ser humano homossexual, e para ser homossexual você necessariamente tem que ser homoafetivo.
Ser homoafetivo, demonstrar afeto e carinho por outros homens, não faz você sentir atração sexual por eles, são coisas diferentes.
Um homem capaz de demonstrar afeto e carinho por outro homem, sem questões sexuais envolvidas é um homem de sexualidade forte, ele não tem medo e não se abala com o julgamento social, ele está seguro sobre sua orientação sexual. Ai os homens frágeis acham que ser homem é ser violento, brucutu, grosseirão, falar grosso, não tocar em outro homem, só acho que essa grande importância e repulsa, na verdade é repressão sexual.