o problema é a desigualdade pros herdeiros dos senhores de engenho sempre vão ter o melhor para o maioria filhos do estu*** das mulheres pretas e indigenas sobra a miseria e alguem tem que viver na pobreza e desespero para aceitar trabalhar jornadas execsivas trabalhos bracais e de limpeza para os ricos ne? se todo mundo vivesse bem quem iria trabalhar para enricar os patroes
28/10/2024 18h30
Só com revolução popular e tomada do poder pela classe proletária. Fora isso, mais do mesmo e se contentar com o papel que a divisão internacional do trabalho deu pra gente: celeiro do mundo, terra da especulação e farra pra todo mundo menos pra pobri. Faz o C.
28/10/2024 17h11
Nada é impossível, mas é mais provável que o mundo acabe antes.
28/10/2024 18h48
não, a corrupção e tão enraizada no país que eh quase impossível mudar
anônimo
28/10/2024 18h47
Sim
anônimo
28/10/2024 18h29
Já é!
Estamos quase em primeiro em corrupção kkkkkkkk
Da esquerda à direita, não escapa um
anônimo
28/10/2024 18h18
Poder pode sim, mas pra isso, o brasileiro tem que mudar a forma de pensar. Quem sabe um dia.
28/10/2024 17h23
Pra isso, é necessário mudar a mentalidade do povo, antes de qualquer coisa.
28/10/2024 17h17
Enquanto o povo pensar como socialista não, enquanto o PT estiver no poder não. O povo brasileiro é estranho quer viver como os americanos, mas vota como os venezolanos
28/10/2024 17h15
Claro, muita coisa pode acontecer em 100 anos, Diana.
28/10/2024 17h14
Com a mentalidade que o brasileiro médio possui, dificilmente isso acontecerá, mas não chega a ser impossível.
28/10/2024 17h13
Não, nesse regime atual não... Numa mudança para um outro regime (Ave... Brincadeira) esses problemas podem até se suavizar, mas muito difícil pois foram décadas atrás de décadas perdidas e desde de 1889 estamos longe desse objetivo, e só vai piorar, faz o L!
elas respondem
28/10/2024 17h35
Com o sistema atual? Nunca
Pro Brasil virar pais de primeiro mundo teria que cometer muitos genocídios em outros países.
Igual quando dizimaram os indígenas do Brasil.
28/10/2024 18h16
Há umas três décadas atrás +/- nem o mais otimista dos chineses acreditaria que a China seria a superpotência que é hoje. Ela é um exemplo de planejamento a curto e longo prazo de ascensão em todos os aspectos para o Brasil.
Exemplo existe de qual caminho trilhar, no entanto interesses escusos e estruturantes, impedem que esse desenvolvimento se concretize em sua plenitude.
anônima
28/10/2024 19h04
Só com uma REVOLUÇÃO socialista(não será através do voto), vivemos no sistema capitalista e o Brasil faz parte da periferia capitalista onde: "O SUBDESENVOLVIMENTO é a condição da periferia no sistema capitalista, ou seja, é uma situação histórica particular que decorreu da difusão internacional do capitalismo por meio do processo de expansão imperialista colonial. A estrutura produtiva dos países colonizados se tornou dependente da orientação tecnológica das metrópoles, os recursos explorados eram direcionados aos colonizadores e, após as declarações de independência, a inserção dos países antes ocupados na divisão internacional do trabalho ocorreu de um modo subalterno.
subdesenvolvimento, como apontava o economista Celso Furtado, não é uma etapa e, por isso, os países não podem ser mensurados em intensidade ou graus de desenvolvimento. Isso porque o desenvolvimento e o subdesenvolvimento são duas estruturas diversas que DEPENDEM uma da outra para continuar existindo.
Assim como o capitalismo é um sistema que depende da existência do desenvolvimento e do subdesenvolvimento para alimentar a acumulação, o desenvolvimento fornece amplo mercado consumidor, produção de inovações nos processos produtivos e criação de novas necessidades de consumo, enquanto o subdesenvolvimento fornece mão-de-obra barata, matéria-prima e recursos naturais de baixo custo para serem EXPLORADOS."
28/10/2024 18h18
Estados Unidos não permitiria o desenvolvimento do Brasil, se o Brasil se desenvolver pode virar uma China da vida e, isso seria um grand problema pra eles.
28/10/2024 17h17
Brasil sendo uma terra sem lei, difícil. Países de fora são bem mais rígidos em questão a isso.
28/10/2024 17h15
O Brasil não foi um país "projetado' para ser de primeiro mundo
eye
28/10/2024 17h14
Sim, mas seria um processo muito demorado, mas nunca impossível.
Também requer ajuda da população para nos tornarmos melhores.