O que sempre ganha é o processo.
Não existe dom, ninguém nasce com dom, a ideia de dom é algo metafísico como se uma entidade externa tivesse te dado uma habilidade, mas a realidade não é assim que acontece.
As pessoas tem potencial, aptidão, mas você tem que desenvolver isso pelo processo. Tem gente que tem potencial para certas atividades, mas não gosta de fazer tal atividade, a pessoa pode se desenvolver mais rapido que as outras, mas só o processo pode desenvolver tal habilidade.
Existe uma outra coisa mais importante que aptidão(talento) ou trabalho duro(processo), que é a recompensa da ação, o que motiva você a fazer o que vai ser feito. Dentre a motivação pela recompensa existem 3 tipos possíveis, direta, indireta e o fazer, por exemplo:
- você quer comer em pratos limpos, mas você odeia lavar louça, então você lava a louça e tem pratos limpos para comer (recompensa direta)
- você quer dinheiro porque você gosta de usar o dinheiro para fazer coisas que curte, mas voce não gosta do seu trabalho, então você trabalha e ganha o dinheiro. A mesma coisa acontece na escola por exemplo, quer boas notas e e passar de ano, você estuda o que não gosta para tirar boas notas e passar. (recompensa indireta)
- você gosta de brincar, de fazer sexo, de comer, de jogar futebol(exemplo do Messi) então voce faz aquilo e você ganha a recompensa da ação em si. (Prazer pelo processo)
E aí que tá a magia da coisa, quando você faz o que voce gosta, a recompensa é a própria ação, o processo te potencializa, quando o processo é potencializador você nunca quer parar de fazer e você fará por mais tempo, desenvolverá mais habilidade e isso te torna mais forte. O prazer não tá na recompensa, tá no meio, no processo do fazer.
Tudo deveria ser feito pelo prazer do processo, sendo assim o resultado final é bom, é uma conclusão inevitável.
As pessoas extraordinárias, conseguem achar prazer no fazer do processo, fazem por muito tempo e conseguem resultados potentes ao mesmo.
É isso!