Eu treino 3 vezes por semana, desenvolvi as minhas na marra, mas eu tenho sóleo estreito e gastroecnêmios curtos, então não posso dizer que tenho uma panturrilha foda para caralho..
Mas já me perguntaram se eu fazia academia só por causa das panturrilhas, então alguma coisa eu tenho de extraordinário nas canelas. Eu tenho percentual de gordura na perna menor que 10% então eu não tenho um grande volume na Tibia e nem no fêmur, mas tudo que eu tenho é puro músculo e minha perna é muito densa e fatiada.
Concordo com o que o
@Layne disse. A fase excêntrica do movimento é muito importante, descer e alongar o máximo COM CONTROLE e elevar o máximo a flexão plantar com pico de contração até a falha.
Só não acho que fazer na escada é tão bom. O ideal e o melhor exercício de todos e já tem literatura que comprova, é usar um step (step de verdade duro e com muita estabilidade) embaixo do Smith com barra nas costas. É o exercício mais eficaz de desenvolvimento de panturrilha, flexão plantar com base instável.
Seguido de panturrilha na máquina horizontal, por causa do arco do movimento ser mais completo.
Depois se igualam máquina de gêmeos em pé ou gêmeos sentado, sendo que sentado por causa da flexão do joelho, você da ênfase ao sóleo do tríceps sural.
O tríceps da perna aguenta muita porrada e regenera muito rápido, é o único músculo, talvez junto com o abdômen que você consegue treinar todos os dias.