eles respondem
Se tiver condições financeiras pra se dedicar integralmente aos estudos, o faça. Como vc disse, é super concorrido e exige foco 100% nesse objetivo.
Se vc tiver condições de apenas estudar pelos próximos 10 anos, pode tentar medicina agora. Mas só recomendo fazer isso se vc tiver uma família que possa pagar seus custos nessa faculdade. É muito difícil vc conseguir uma bolsa 100% paga pra essa área, então pode ser que vc acabe deixando sua vida passar e não consiga entrar na área.
Meu primo estudou no Paraguai, mas a família dele tinha condições de ajudar.
Do contrário, tenta o concurso.
Um concurso bom pra vc conseguir se estabilizar e ainda continuar estudando pra passar no vestibular ou ENEM quando tiver pronta pra apenas estudar, é concurso de banco.
Trabalha 6 horas por dia, salário não é tão alto no começo, mas se vc for promovida pra assistente, o que não demora muito se vc se dedicar, o salário vai pra mais de 7k. Fora que banco tem um ticket refeição de quase 2 mil reais.
Vai ter o do banco do Brasil ano que vem.
Outro bom é do INSS. 6 horas por dia, não é tão difícil conseguir virar home office lá, salário bom...
Mas esse vc vai precisar ter faculdade. Estão fazendo essa mudança nesse concurso. Já fizeram o pedido.
olha.. medicina é um curso que você precisa se dedicar 100% a ele, você não vai ter tempo para trabalhar e fazer essa graduação..
infelizmente medicina é para pessoas que tem uma certa condição financeira..
Se vc pode estudar e se dedicar a buscar seu sonho profissional não se desvie, foca total em medicina. Os trabalhos vc arruma em paralelo pra não prejudicar sua faculdade. É muito dolorosa a dor do tempo perdido. Não adie, lá na frente vc vai se agradecer.
Assim, medicina é bem longa ,mas dá pra tentar, já vi gente que escolheu fazer faculdade como direito, mesmo velhinho
Se você acha que é improvável conseguir se formar em medicina, talvez seja bom. Caso seu curso seja garantido, é perda de tempo.
Claro que não.
Se for pra estudar pra passar em concurso público, melhor estudar e passar numa universidade pública de medicina. Quanto mais cedo entrar, melhor.
Tenha em mente duas coisas:
01. Medicina eh um curso integral. Eh impossível conciliar medicina com outro trabalho com jornada fixo;
02. Passar em concurso eh mais difícil do que passar no vestibular medicina. Não que a prova seja mais difícil, mas eh que a concorrência eh muito maior.
Em suma, as duas coisas são boas. Mas só pode dar prioridade para uma. Considerando que vc não pode fazer as duas coisas, eu recomendo que der preferência em passar no vestibular de medicina.
Meu conselho: Primeiro tente passar para faculdade de Medicina. Pois eh um curso longo. Depois de formada, aí vc tenta fazer um concurso para trabalhar na rede pública em que o salário de um médico eh 18 a 20 k ou mais.
Pensei q já tinha respondido essa pergunta a algumas semanas atras
Prestar concurso público não é garantia que você vai passar, consegui vaga, pode demorar 10 anos ou mais, fazer graduação em medicina, se você tiver dinheiro, pode começar agora, se não tiver dinheiro para custear as mensalidades, pode ir tentando vestibular nas universidades Estaduais e Federais que daqui uns 10 anos você passa e começa fazer a graduação.
Mas se quiser ser independente, procure emprego em qualquer área para se manter e crescer profissionalmente na empresa e depois pegar a faculdade de medicina. Lembra que os sonhos da vida não se realizam da noite para o dia, tudo isso demora décadas e dependendo das circunstâncias da vida e as vezes, com o passar do temp somos compelido a seguir profissão totalmente diferente ou nossos sonhos mudam para destinos imprevisíveis
elas respondem
Tanto para um quanto para outro voce vai ter de estudar e muito. Se sua família pode te sustentar, se dedica a estudar medicina e esquece o concurso publico,
Depende, vc mora com seus pais? Eles tem condição de te bancar para vc apenas estudar durante o vestibular e a faculdade? Se sim, deveria focar em medicina, agora se vc não tem esse respaldo financeiro, passe no concurso primeiro.