Imagine que uma pessoa nasceu com boas condições financeiras e intelectuais em uma cidadezinha do interior, muito pequena e humilde, na qual a grande maioria da população não é assim. E assim que conseguiu, essa pessoa foi embora da cidade, se formou, fez mestrados, doutorado, e até pós-doutorado. Nas grandes universidades brasileiras e também do exterior, morou na Europa, até casou na Europa, publicou artigos nas melhores revistas do mundo.
Porém por circunstâncias da vida a pessoa precisa voltar para a cidade natal para passar alguns meses, à contragosto. E lá, com uma qualificação muito acima para qualquer coisa que fizer, a pessoa diz:
“Estou de volta, por necessidade da vida. Não é onde eu gostaria de estar, mas é onde eu preciso. E pelo lado bom, vocês terão a oportunidade de ter a minha experiência contribuindo por aqui. Eu vou aumentar o nível dessa cidade”.
Vocês acham que esse tipo de atitude geraria antipatia, apesar de a pessoa realmente estar em níveis acima (cultural e intelectualmente)? Ou acha que esse alto nível causaria admiração?