Na verdade, lula é a reencarnação de Hitler, então não faz sentido afirmar que o nazismo foi um movimento de extrema direita, mas um movimento totalitário de esquerda.
Sim, o nazismo alemão era entendido como direita para o conceito de direita na época.
Vale deixar claro que a direita alemã (europeia) não é a mesma direita americana, e não se assemelha com a direita que conhecemos no Brasil, embora alguns esquerdistas mais radicais tentam assimilar ambos.
A direita europeia na época era focada muito nessa questão de raça e hegemonia. No tocante a economia, não era tão focado na questão de liberdade econômica como aqui, eles tinham uma visão focada no capitalismo, mas com um certo controle estatal.
Realmente é confuso por causa do nome e do modus operandi, mas a verdade é que regimes ditatoriais não seguem uma cartilha. Eles até podem se ver como esquerda e direita, mas no fim, vão fazer aquilo que mais os beneficiam, seja algo entendido como esquerda ou direita.
A Rússia, por exemplo, é um país mais a esquerda, mas difere totalmente das esquerdas ocidentais que são muito mais focadas em pautas identitárias do que na área econômica. A China também, é um país que não liga pra essas besteiras identitárias, mas com um forte controle estatal, utiliza o capitalismo pra enriquecer. Não a toa que muita gente que visita a Rússia e a China, alguns dizem que eles parecem países mais a direita, tanto pela questão conservadora nos costumes, como no caso da Rússia, como na questão econômica, como na China.
Ser de esquerda ou direita não é a mesma coisa em toda região/país, isso se difere muito. No Brasil, por exemplo, ser liberal é ser entendido como de direita, nos EUA é visto como esquerda.
Olha o Trump sendo eleito e prometendo ser mais conservador na economia, impondo taxas e barreiras, tecnicamente, isso é uma medida de esquerda, pois é o estado interferindo na economia.
Enfim, é um tema bem complexo e relativo, mas para os moldes da época e região, sim o nazismo alemão era extrema direita.
Direita na normal e nos costumes, mas esquerda na economia. Não há consenso, mas a interpretação dominante é de que são ideologias de direita (nacionalismo, autoritarismo, militarismo e conservadorismo moral).