"A república burguesa mais democrática não é mais do que uma máquina para a repressão da classe operária pela burguesia, da massa dos trabalhadores por um punhado de capitalistas":
https://movimentorevista.com.br/2018/03/teses-e-relatorio-sobre-a-democracia-burguesa-e-a-ditadura-do-proletariado-lenin-terceira-internacional-comintern/
"A democracia burguesa é uma das formas como o ESTADO CAPITALISTA se relaciona com as classes sociais, ou seja, É UM REGIME POLÍTICO BURGUÊS – caracterizado por uma PARTICIPAÇÃO RESTRITA das classes sociais via representação (partidária, parlamentar, etc.).
Como ocorre concretamente esta participação restrita? Ela se altera com o desenvolvimento histórico e com as lutas de classes, mas possui algumas características fundamentais que persistem sempre que o regime político é democrático, ou seja, ENQUANTO ELE NÃO É SUBSTITUÍDO PELO REGIME POLÍTICO DITATORIAL. Esta participação restrita proporcionada pela democracia burguesa se caracteriza pela mediação burocrática entre as classes sociais e o estado que se DISSIMULA como “representação”. Daí ela também ser chamada, devido a esta ideologia da representação, de “democracia representativa”.
"Um rico pode ter dificuldades em penetrar no reino dos céus, mas encontrará relativa facilidade para penetrar nos altos conselhos dum partido político ou em algum ramo do governo. Pode também exercer influência sobre a vida política de outras formas: CONTROLANDO os meios de COMUNICAÇÃO, travando relações nos círculos políticos mais altos, assumindo um papel proeminente nas atividades de grupos de pressão e órgãos consultivos de diversos tipos:
https://criticadesapiedada.com.br/2022/05/01/democracia-burguesa-essencia-e-metamorfose-nildo-viana/