eles respondem
se não for comercial, e não quiser jogar dinheiro no lixo, recomendo fazer acordo com o locatário para amortização do investimento ou parte dele no valor do aluguel
Se abater o custo no valor aluguel, tudo certo.
Se for loja, ok.
Se for moradia, no máximo se for realmente necessário. Tipo algo que tá atrapalhando muito a pessoa continuar morando naquela casa. Mas tô falando de gasto mínimo, coisa cara não.
É besteira vc investir em algo que não é seu.
Eu ja fiz, mas foi um acordo, ele manteve o valor antigo e eu reformei em um mês e paguei por um ano um valor mais baixo, deu na mesma.
Depende. Geralmente, não acho ruim quando fazem melhorias nos meus imóveis. Problema é quando fazem sem avisar e depois querem desconto no aluguel. Sempre bom acordar antes para não haver desavenças.
Não é da minha conta o que as pessoas fazem com o dinheiro delas.
Penso que todos os ambientes em que vc consiga deixar mais agradável pra vc é válido.
elas respondem
Depende muito do contexto: estado da casa, se vc está juntando para comprar a sua, valor do aluguel, porcentagem que a reforma comprometeu das suas economias, relação e contrato com o proprietário, etc.
Tá com vontade de ser apanhado na curva...
Se o contrato for de um x numero de anos e a reforma for algo simples, ainda vá...
Agora o resto, primeiro parece que quer receber processo quando o contrato acabar (porque tem reformas que acabam estragando o imóvel original, mesmo que na cabeça da pessoa esteja melhor, sem falar que pode acabar retirando coisas que deixem o imóvel pior); segundo parece que quer gastar dinheiro a toa.
Sem falar que é deselegante fazer algo sem consentimento, e que deixe o imóvel diferente, só porque é seu durante x tempo.
O dinheiro não é meu, acho nada