Qual é a sua opinião, Lula tinha razão, com a fortuna de 300 bilhões do elon musk, se ele compartilhasse 1 milhão com cada habitante da terra ainda assim seria rico
só retardado pensa assim, a indústria, tecnologia, medicina e tudo só avança por conta dos bilhões dos bilionários/rico, é isso ou guerras, melhor a primeira opção.
Não penso dessa forma. Eles ficaram bilionários porque atenderam a demanda de bilhões de pessoas.
Essa conta tá errada, mas mesmo que tivesse certa, isso só serviria pra todo mundo ficar pobre.
Pro dinheiro ter valor, ele precisa ser algo escasso pra maioria das pessoas. Infelizmente é assim.
Não tenho opinião formada sobre isso.
Porém há algumas questões importantes em jogo.
O homem naturalmente acabaria sendo nômade.
Imagine que nós nascemos em famílias diferentes.
Ambas as famílias procuraram lugar, uma achou um oásis, a outra vive no deserto. A do oasis prospera. A do deserto fica pobre. O que fazer?
É a vida, uns prosperam, outros não.
No caso atual, sou a favor de sobretaxar grandes lucros e empresas superlucrativas deverem pagar participação nos lucros aos funcionários.
Até incentivos fiscais para que ongs e instituições de caridade sejam beneficiadas pela empresa bilionária.
Mas se um cara se torna bilionário, é pq resolve problemas que nenhum outro resolve. Então ele conquistou isso. Se conquistou, merece, ninguém tem direito de tirar o mérito do outro.
O que sou contra é, corrupção no serviço público, impunidade, roubo e desvio de verba pública.
Se n houver recompensa pelo esforço, criatividade e inventividade humana, então nada será criado e nem inventado, pessoas com um intelecto elevado gastam mtu tempo pensando e criando coisas pra ter recompensa por sua criação, ao tirar a recompensa vc TB tira o estímulo que leva o ser humano a criar e inventar coisas e ideias.
Finalmente um lúcido. Dinheiro faz dinheiro por isso em 2021, 1/3 de todas as riquezas no mundo pertenciam a 1.4% da população mundial, mas seguindo a regra citada, em 2023, 2/3 da riqueza mundial pertenciam a 0.9% da população mundial, a ONU tentou reunir os comandantes das nações para a prática de uma redistribuição, pois é muito desigual, adivinha? Os ricos foram irredutíveis quanto a qualquer processo que tirasse algo deles. Agora para 2026 é esperado que cerca de 4/5 da riqueza mundial seja propriedade de menos de 1% da população mundial, e não há nada que se possa fazer. É a lei, dinheiro faz dinheiro
Correto. A riqueza do planeta(recursos, capital, força de trabalho, número de trabalhadores e consumidores) é finita ou infinita? Finita, logo é proporcional em certa medida ao número de habitantes. Logo, se temos pouca gente papando tudo, muita gente fica sem nada. Existe teto para riqueza acumulada? Não, pode concentrar até o cu fazer bico. Milionário, bilionário, trilhonário. Logo quanto mais pra uns poucos menos pro resto. Uns poucos com o filé, geral dividindo o osso.
Tem pobre de direita que acha isso balela. É a mesma galera que acredita que dá pra ficar rico, só acorda cedo, mude o mindset blablablá. Mas ao mesmo tempo, melhorar salário mínimo, dar um dia a mais de descanso pro trabalhador comum é utopia.
Se adquiriram a fortuna por meio de trabalho lícito (ou de algum investimento lícito que deu muito certo) não vejo problemas
E ele não teria condições de compartilhar 1 milhão com cada habitante da terra. Nem próximo disso.
Ele tem fortuna de, aproximadamente, 325 bilhões de dólares. A população mundial é de aproximadamente 8 bilhões. Quando muito, cada habitante da terra ganharia aproximadamente 40 dólares (ou pouco mais de 200 reais) se ele fizesse essa divisão.
E temos até um caso prático de bilionário que já distribuiu pra caridade até mais dinheiro do que ele deixou com ele (se trata de Bill Gattes). Seguramente ele ajudou muitas pessoas, mas não chegou nem perto de acabar com a fome no mundo
Só defende bilionário quem não tem consciência de classe, não acredita em estado de bem estar social e democracia. A maioria idolatra os opressores, caem no jogo exatamente que eles querem. Vou o link do trecho do texto do Freibetto aqui, tem uma argumentação interessante sobre como uma pessoa comum que seria a última que deveria defender um bilionário ainda sim o faz.
"Na cabeça de Maria, homens como Trump e Bolsonaro merecem sua admiração porque são duros com a bandidagem e, por isso, os “frouxos” tratam de acusá-los injustamente de toda sorte de mentiras. Maria não sonha em ter a vida das madames para as quais trabalha. Sonha em andar pelas ruas sem medo de lhe roubarem a bolsa ou o celular; em ver os filhos empregados; em ter seu bairro com saneamento e ruas asfaltadas. Jamais imaginou que se na sociedade houvesse menos ricos, haveria também menos pobres. Ela nunca teve oportunidade de receber educação política. Por isso, vota confiante na direita, como nos EUA eleitores votaram majoritariamente em Trump, convencidos de que ele fará a roda da história girar ao contrário e o sonho americano se fará realidade para todos. "
Imagina Trump compartilhando seus bilhões? Só em sonho!
O lula já gastou mais de milhões, por isso critica bilionários, pois se começar a criticar milionários, ele estará se incluindo. Essa iniciativa poderia começar dele, evitando desviar dinheiro público.
Se Musk tem uma fortuna de 300 bilhões de dólares e se ele fosse distribuir 1 milhão de dólares para cada pessoa na Terra (cerca de 8 bilhões de pessoas), isso somaria 8 trilhões de dólares, muito mais do que a fortuna dele. Então, ele não poderia distribuir isso a todos, mas a comparação serve para ilustrar o quão grande é sua riqueza comparada à média global.
A reflexão que Lula está fazendo, portanto, é sobre o contraste entre o quanto os super-ricos possuem em relação ao que é necessário para melhorar as condições de vida da população global. O problema que ele e outros críticos apontam é que, enquanto uma pequena parcela da população acumula fortunas imensas, muitos ao redor do mundo vivem em extrema pobreza. Isso gera uma sensação de injustiça, principalmente quando vemos que as grandes fortunas muitas vezes são formadas por modelos de negócios que se beneficiam de desigualdades estruturais ou de sistemas fiscais que favorecem os ricos também.
Hum não. Eu acho q o salário mínimo deveria ser para que a pessoa tivesse um mínimo de dignidade, educação de qualidade, saúde, alimentação, lazer...como está escrito na constituição, mas na prática isso n existe.