elas respondem
Se for o Sul do Brasil, o tipo de colonização deles não foi de exploração nem de marginalização pós-escravidão, foi de povoamento e doação de terras à imigrantes com conhecimento técnico. Eles puderem se desenvolver com uma base econômica forte devido à oligarquia pecuarista. Deram até um golpe com Vargas.
Violência está associada ao ambiente desfavorável, a falta de educação, a falta de emprego e de perspectiva, descaso público histórico.
Nos EUA eu tô por fora, mas tem a relação lá com o tipo de colonização: povoamento x exploração no desenvolvimento.
Parem de fazer propaganda. Já ta cheio de bandido aqui.
Não me interessa. Não moro no Sul.
eles respondem
A resposta está na sua pergunta.
Só sei que quando teve enchente ficaram pedindo comida do nordeste kkk
Simples.
Maior índice de desenvolvimento humano (IDH).
O lado Sul do mapa é menos desigual.
Menos tráfico. A origem da violência na América Latina é o tráfico, as drogas. Sim, a direita é a única que tenta combater (ou finge tentar) o tráfico no Brasil, mas os governos regionais não são exclusivamente o maior motivo de termos menos tráfico aqui, mas enfim.
A esquerda adora um bandido de estimação.
Possuem menos pobreza se comparado com outros estados.
Isso não tem relação alguma. Violência tem mais a ver com pobreza, desigualdade social, baixa escolaridade, desenvolvimento humano, investimento em segurança pública etc.
Desenvolvimento regional desde a colonização focou nas regiões sul e sudeste, aumentou no império. Clima, vegetação, trabalheira pra ocupar o norte, menos investimentos em escolas, menor especialização, cultura etc.
São as políticas de integração regional a partir do século XX, zona frança de Manaus, sudene, políticas assistencialistas que diminuem essa desigualdade.
Essa associação não tem fundamento. É o mesmo que perguntar porque em regiões mais frias há menos violência.
Tem que analisar desenvolvimento como processo histórico, não apenas por viés político.
O sul é a Europa tupiniquim