eles respondem
Kkkk mas que eu saiba racismo é ter preconceito com a cor, não com vida financeira
Depende o contexto. Cor, classe econômica, geralmente a galera mais marginalizada que sofre ofensa é tudo num bolo só.
No caso dos jogos universitários tavam zoando os cotistas.
Vai ver ele quis dizer que pessoas pele preta sofre racismo como pele preta já é associado ao crime e algumas vezes também a pobreza,
Uma vez apareceu uma notícia, que um moleque tinha ganhado uma bike bonita e a polícia parou ele pq acho que ele roubou e ainda disse que o moleque não tinha condição pra pagar pq era bonita (ou seja mais cara)
Mas eu encaro mais como preconceito
Racismo seria pressupor que uma pessoa negra é pobre apenas por ser negra.
Isso seria preconceituoso. A não ser que, no contexto, esteja a questão racial. Tipo concluiu que alguém é pobre por ser negro.
Ou a notícia foi mal veiculada, ou traçaram-se relações imediatas sem muito fundamento. A questão é que os alunos da PUC desprezaram os da USP na base de serem "pobres" e "cotistas". Cotista não necessariamente implica a raça, e não quero entrar em juízo errôneos; mas pode ser ou não que mencionando "cotas", estavam a fazer menção das cotas raciais, e não de renda. Daí entra o desprezo baseado em raça. Mas talvez não seja isso - o liberal brasileiro médio (ético, não econômico) imediatamente associa na sua mente pobre com não-branco e branco com rico. Isso é um viés tão preconceituoso quanto o da associação automática entre cor da pele e criminalidade. O progressista brazuca médio (que dentro do espectro do liberalismo francês é mais liberal que o conservador) é branquelo ou pardo de pele clara e quando vê o retinto ou pardo escuro imagina que foram paridos de uma periferia lá nos quintos passando fome e que só conseguiram ascender pelo paternalismo estatal... "Consciência política" estilo Senhorita Morello.
Talvez é uma forma de dizer que somente NEGROS são pobres, o que não faz sentido, e o que não faz mais sentido ainda é associar isso com racismo. Se uma pessoa é pobre ela é pobre porra, independente da cor ! Geração lixo, nasci na pior geração
Estado de espírito do brasileiro é pobre, nada a ver com racismo, nem se enquadra, é um fato enraizado.
Nao é racismo, mas deixa falar, assim tu identifica mais facil pessoas ruins
não, chamo as pessoas de pobre o tempo todo kkkkk
Racismo tem a ver com a cor/raça da pessoa. Não tem a ver com a situação financeira kkkk
Se forem pobres mesmo só estão descrevendo a realidade
Racismo é referente a raça. O que tu viu foi preconceito
Racismo não, mas é preconceito.
Racismo financeiro, criem outra cota que eu passo o Pix. Não assisto Tv aberta faz uns 5 anos, aquilo só tem tosquice. As pessoas precisam se informar por conta própria.
elas respondem
O pessoal da PUC ali foi taxado de racista por ter ofendido os cotistas, as cotas surgiram para favorecer os pretos,pardos e indígenas só recentemente as cotas abraçaram os demais alunos oriundos de escola pública, já que para ser cotista bastava declarar a cor da pele, não interessando se o aluno estudou ou não em colégio particular em algum momento da vida.
não amg, fica tranquila. é só elitista e preconceituoso, mas sem racismo ♥️
Osh agora ser pobre é ser racista?
Tô sofrendo racismo desde que nasci então.
Sou pobrinha. Pode me chamar tranquilamente.
Racismo é preconceito racial, cor da pele, etnia, ..
Com a pobreza ou riqueza é preconceito socioeconômico,..
Chamar alguém de "pobre" por si só não é necessariamente um ato de racismo, mas pode estar relacionado a questões de classe social. Quando alguém é chamado de "pobre" está se referido a classe social da pesssoa.
Nada a ver, mas a Globo só emburrece as pessoas. O termo certo é "aporofobia" que é a aversão ao pobre pelo fato dele ser pobre.
Acabei de ver a reportagem também kkkk
Eu sou pobre, se alguém falar isso pra mim...falar o óbvio, chega ser cômico kkkk
E se a pessoa for branca e pobre?
Estado de espírito do brasileiro é pobre, nada a ver com racismo, nem se enquadra, é um fato enraizado.