Porque nao é necessário. Se voce entrar no site do Vaticano e ler as normas, tem uma explicação de nao necessidade sobre leirura da Bíblia. Na verdade são raras as crenças que estudam esse livro. . Ele foi feita para algum líder falar com a população.
Protestantes tem um bíblia incompleto. Vcs tomaram para si o testamento dos fariseus, herdeiros espirituais dos assasinos de Cristo e a bíblia só tem sentido se lida ao lado da tradição se a bíblia não for lida com o complemento da tradição só surgiram heresias como no meio protestantes. E outra o fiel não deve se aproximar da Bíblia com a autoridade de um mestre ou clérigo, o católico não deve buscar na Bíblia doutrinas a leitura do fiel deve ser devocional, de preferência deve ser lectio divina que é uma leitura orante. Para resolver questões doutrinárias existe o magistério da igreja.
Mais uma afirmação caluniosa contra a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, sem nenhum fundamento, como tipicamente é o caso dos escolásticos da "igreja que abriu na semana passada".
A Bíblia que você carrega foi preservada intacta durante quase dois mil anos, desde o Cânon Muratori de 170 d.C., reafirmado nos Concílios de Roma de 382 d.C., no Sínodo de Hipona de 393 d.C., no Concílios de Cartago de 397 d.C. e 419 d.C., no Concílio de Florença de 1431 d.C. e no de Trento de 1545 d.C..
Muito sangue jorrou de santos mártires que não se dobraram, foram torturados, crucificados, tiveram olhos e dentes arrancados e a língua cortada para não proclamarem a Palavra. Foi reproduzida à mão por centenas de monges copistas. Sobre ela debruçaram-se milhares de bispos e padres conciliares, que dedicaram quase toda a vida a discutir a interpretação correta de seus versos.
São séculos de combate a heresias, desde o donatismo, arianismo, gnosticismo, antinomianismo, audianismo, novacianismo, ebionismo, marcionismo, milenarismo, montanismo, pelagianismo, entre outras, para um sujeito, na expressão máxima de sua individualidade, tecer leviana e peremptoriamente essa afirmação. Será que merece ser ouvido?
Para o católico, a Bíblia é instrução de segunda ordem. A tradição da igreja é tida como regra interpretativa e doutrina de vida; a Bíblia segue apenas como o que legitima a práxis religiosa, ou de outra forma, a tradição intenta significar a consumação da Palavra escrita.
Não sou católico, mas tentei resumir como eles concebem a coisa, sem fazer juízo se é consistente ou não. Catolicismo não é Sola Scriptura.