0
84  28/11/2024 13h31

qual o melhor

entre na sua conta para poder responder.
eles perguntam
0 5
eles respondem
26/11/2024 14h54
Porque se estatizar, você e toda a população paga a conta do prejuízo que ela causar no país.
Porque se privatizar, você transfere o ônus da população para a empresa, e se ela causar prejuízo, o próprio empresário que deverá pagar a conta, caso este sirva serviços para a população em geral (como é o caso de energia elétrica).
26/11/2024 15h10
Normalmente, privatizar é melhor, assim você tira das contas do estado (ou melhor, da sociedade), os custos operacionais e os prejuízos da empresa.

Uma estatal que gera prejuízo é custoso pra sociedade, mas uma empresa privada que gera prejuízo é custoso para os investidores.

Além de que, empresas privadas costumam ser mais eficientes por privilegiar a produtividade e o lucro, tentando sempre fazer mais com menos, enquanto as empresas estatais não tem essa preocupação, uma vez que ela é mantida pela união com recursos quase que "ilimitados".

Estatais também podem gerar distorções no mercado, o que é algo muito ruim. Por exemplo, empresas que já eram pra estar quebradas por não serem eficientes ou darem lucros o suficiente, podem ficar sendo mantidas pelo estado injustamente, daí o povo paga a conta disso, além de outras empresas menores ficarem em desvantagem em relação a essas grandes empresas que recebem dinheiro do governo.
Neste caso, seja pública ou privada também.

A "briga" acontece porque parte da esquerda, principalmente a esquerda latino-americana acredita que, pelo fato da empresa ser estatal, o lucro não será o principal norte da empresa, o que deve aumentar a quantidade de concursos públicos e ganhos para o caixa do Estado.

A esquerda gosta do estado, pra muitos deles, quanto mais estado intervindo, melhor. Então, é por isso que eles preferem que seja estatizado, muito embora, as experiências com empresas assim não costumam acabar bem na maioria dos países do mundo.

Há raríssimas exceções, no entanto, que estatais podem ser boas para a sociedade.

Por exemplo:

Empresas que prestam serviços de segurança nacional. Empresa de tecnologia aeroespacial. Empresas de gás e óleo (petróleo) quando não há um mercado privado competitivo existente.

Fora isso, só faz sentido as estatais quando é pra suprir uma falha de mercado. Por exemplo, não existe empresa de biotecnologia, micro condutores, chips e etc... Nesse caso, é de interesse nacional.
26/11/2024 14h53
Isso é só a ponta do iceberg nas divergências entre esquerda e direita...
27/11/2024 16h43
Pq querem um estado vagabundo, sem fazer nada pelo povo.
Os mesmos que defendem, num acidente são salvos pelo SUS numa emergência.

Quanto aos que defendem estatizar tudo na internet, são apenas moleques que compraram o discurso do MBL.

Toda nação desenvolvida teve a mão do estado pra chegar onde chegou, negar isso é ser muito burro ou falso.

Mas o estado não deve estar em todas as áreas da economia, somente em lugares estratégicos.

É tão bizarro certas ideias privativistas, que o Jênio Paulo Jegues, ex ministro do antigo desgoverno, queria privatizar os correios, e pra suprir a lacuna que ficaria sem a empresa, iria abrir uma nova estatal deficitária pra isso.
anterior
Como identificam homens interessantes?
próxima
Qual é a sua opinião sobre uma pessoa que diz que o holocausto nunca aconteceu?