Entregar o controle monetário a China, Irã, Coreia do Norte nunca será uma boa ideia, são regimes ditatoriais e quem menos sai ganhando com isso somos nós brasileiros.
Além do mais os EUA são os principais investidores do Brasil, onde investem 3 vezes mais que os chineses.
O problema não é abandonar o dólar, o problema é achar um substituto decente a altura.
Goste ou não, o dólar americano ainda é a moeda mais segura para esses tipos de coisas, até países autoritários e que desprezam os EUA, utilizam o dólar americano como referência, mesmo utilizando outras moedas.
Sou a favor de o Brasil continuar fazendo o que o Brasil faz: enrolar todo mundo. Deixar a China, a Rússia e os africanos alinhados à China e Rússia servirem de cobaia e não fazer promessas muito cedo. A política interna brasileira do Brasil é um lixo, mas a diplomacia é ótima.
Me explica como exatamente vai ferrar? Se é o americano que vai ser taxado. Por exemplo, a taxação das blusinhas da Shein, é a china que paga, ou o brasileiro que importa?
Aço, minério de ferro, componente eletrônico da china. Índia, china e brasil vendem pra caramba pros EUA. Boa sorte pra americano que resolver taxar.
Óbvio que a favor. Essa medida dele, que é só bravata, apenas prova como é benéfico pra gente e ruim pra soberania do dólar. S
O mundo é multipolar e a nova ordem econômica já tá se desenhando. Por que deveria ser a moeda de um único país a âncora fiscal e cambial do mundo?