A esquerda não quer destruir a PM. A esquerda é a favor da reformulação da institiuição. Uma PM menos violenta, menos corrupta sem esquadrão da morte sem a cooptação do fascismo.
Uma PM que não atue como capitão do mato, que em comunidade intimida o trabalhador atira em cego, utiliza todo o seu aparato para matar civis.
Uma PM que proteja todo cidadão indiscriminadamente e a si mesma daqueles que detém o poder de contaminá-los.
Além do que o último romântico falou, existem, muitos, mas muitos casos em que os policiais discriminam a minorias, esses tempos uma menina aqui da minha cidade apareceu para mim no tiktok com uma história de racismo e a polícia simplesmente defendeu as meninas que agrediram ela...
Todo dia aparece um caso de PM fazendo merda, batendo em senhoras, jogando pessoa da ponte, matando a sangue frio, baleando criança. E a culpa é da esquerda? Kkkkkkkkkkkkk
Toda semana um novo escândalo e é pra fazer o quê? Bater palma?
Porque é ineficiente, corrupta, truculenta e opera de forma quase autônoma. Caso de agressão, corrupção, prisão ilegal? Ouvidoria analisa, te manteremos informado. Pra PM ser preso, expulso tem que ser muito, mas muito burro. Geralmente fica afastado, passa um período no administrativo e depois volta às ruas.
Até o Tarcísio, que deu carta branca pra policial sentar a porrada e bala, voltou atrás.
Pega aí os países de primeiro mundo, em quantos a polícia é militar? Islândia, Irlanda, em muitos nem arma usam, exceto os grupos táticos especiais para casos mais sérios. Desmilitarizar não é acabar com a polícia. É justamente o contrário, é tornar mais eficiente, menos burocrática. Mais adequada aos problemas do cotidiano, não de campo de batalha. Policial urbano não é soldado, problemas do dia a dia não são problemas de combate. Sem foro especial tu acha que PM vai continuar folgado ou entrar na linha?
Quem passa pano e mama milico geralmente é direitista, essa vergonha costuma ser deles. Só lembro dos otários por dois meses acampando em frente aos quartéis batendo palma pra soldado varrendo chão, só pra depois chamar os milico de traidores, melancia AAAAAKKKKK.
A PM faz a cagada e tu coloca a culpa na esquerda?
Tu viu PM que jogou o cara no rio?
Outro PM qua matou um motoboy por 7 reais?
Deveriam reformular essa instituição...
É só a polícia não ser mais militar, polícia tinha que ser toda civil e responder pelos crimes na justica comum ou vira um corporativismo como nos vemos nas forcas armadas.
Acho que a PM e as forças armadas gozam de um poder excessivo sobre os civis no Brasil. Abuso de poder é comum e perdoado pela justiça. Já temos a cultura da carteirada que só se intensifica com a impunidade daqueles que deveriam defender mas também cumprir a lei.
Hustler, eu fico fora do site por vinte dias e vocês com esse mesmo papo de esquerda vs direita.
Mas respondendo a sua pergunta, que é péssima aliás.
A PM de São Paulo ( onde moro) persegue diariamente jovens e negros da cidade, esses tratados como marginais pelos policiais.
A classe dos marginalizados herdou o abandono, o esquecimento, o ódio, a humilhação e o desprezo cotidianos que se dirigiam ao escravo, tudo para ela vai ser mais difícil. Em vez de ajuda ou reparação do que lhe foi retirado com violência, ela é humilhada e vítima do mesmo sadismo e prazer na humilhação que animava os senhores brancos contra os negros no Brasil escravocrata.
Ps: Vou ficar novamente fora. Esse site me cansa, sério.
A questão da PM é complicada porque de um lado se aponta os excessos cometidos, e por outro ela não tem poder de ação e incentivo da lei a ponto de que ampare e proteja a população satisfatoriamente. Segurança pública é um problema punk pro Brasil, e embora há quem esteja certo de que coisas muito "fora" são cometidas, o brasileiro médio ainda tem medo de sair na rua e ser abordado por um bandido que não será apreendido, e se for, será solto em pouco tempo.
É delicado porque a alternativa da esquerda para diminuir a situação da violência policial descabida é limitar o seu escopo de ação que já não é tão grande, o que implica no agravamento da situação da segurança pública. As infrações inclusive não são feitas segundo a lei. O medo do trabalhador médio é andar com seu único celular e/ou sua carteira na rua e perder o suor de um mês inteiro. Foi nessa linha, questão tão cara à população, que Bolsonaro se reelegeu. E é isso que os setores de esquerda ainda não entenderam e escoimaram do debate público e de seu discurso, sempre trazendo à tona os déficits da PM e um desgosto generalizado à instituição - que embora devam sim ser corrigidos, não se apresentou proposta boa aos olhos da população. Até porque você vê a revolta bem estampada quando a alternativa estipulada é a de programas de ressocialização - seu Zé foi roubado, o ladrão foi parar na cadeia. A ideia de que lá o bandido deve ter conforto, receber educação, instrução, facilitarem pra ele arranjar emprego, e ele não cumprir a pena na medida de seus crimes, tudo pago com dinheiro público do vitimado enquanto este continua lesado, é o que ofende a moral e a dignidade do seu Zé.
O problema não é a PM em si, são alguns PMs, daí quando fazem cagada (como esses dias atrás) ao invés de repugnar a ação covarde que ocorreu vai lá o Fahur e fala que se não puder nem mais dar 11 tirinhos no cara que rouba 100 reais em produtos a polícia vai acabar, aí é foda, e é por isso aliás que faltam PMs hoje em dia, o salário não é ruim considerando a estabilidade e ser fixo, o problema é que dependendo de onde se cresce e dos exemplos que se viu de covardia não se vê honra nenhuma nisso mais