eles respondem
É possível. Muitos intelectuais ao longo da história não tiveram educação formal robusta, ou tampouco suficiente. Mas também pode ser um papagaio que só sabe replicar o que os autores falam. Ler não é suficiente, é preciso ler com discernimento e avaliando criteriosamente as coisas. Um livro pode ensinar isso? Certamente. Mas não todos eles. Se quer uma síntese de tudo que isso envolve, pense que a apropriação do conhecimento não vem com a aquisição, mas com adaptá-lo à realidade e a suas visões e experiências. Comparar, contrastar, ver se é verdade, observar aplicações, imaginar possibilidades. E vice-versa.
Lógico que sim.
A academia não é a única fonte de conhecimento, leitura, relações sociais, cursos palestras, como uma esponja de conhecimento o tempo todo aprendendo.
Muitas coisas se aprende lendo, colocando a cabeça para funcionar, lembrando dos assuntos que já leu, guardar toda aquela informação que você adquiriu, e transformar toda a sua aprendizagem em verdadeiros resultados que estando no seu estado presente, vai trazer o que você precisa atraindo mais inteligência e mais segurança para a sua vida.
Se ler e tiver boa interpretação e discernimento sim.
Depende do que lê, as vezes a pessoa só lê conto erótico, livro de românce, de fetichismo ou livro de auto-ajuda.
Eu sei que a pessoa é intelectual quando eu cito A República de Platão e a pessoa sabe do que eu to falando.
Quando cito algum pensador que não seja um coach, e a pessoa sabe de quem eu to falando
Nem sempre, as vezes só torna em uma pessoa informada
Não, conheço pessoas que leem livros e mais livros e mal sabem escrever
Nao tem muito a ver em alguns casos, nao é só ler, tambem, é a qualidade do que se le