Não sou especialista, mas essa guerra já dura séculos, e só vai acabar quando a China ultrapassar o Estados unidos, daí o Estados unidos só vai decair na economia global, todo grande império cai, uma hora ou outra
Acho lindo. O escorpião do capitalismo uma hora pica sua bunda. Seja aqui, no primeiro ou no quinto mundo. Olha a dívida dos ianques, do governo e das famílias, recorde atrás de recorde. 17 trilhões das famílias, 35 trilhões do governo. Última vez que tiveram um superávit foi em 2001. A dívida pública esse ano bateu 99% do PIB. A comissão de orçamento do congresso americano já projeta pra 2035 dívida de 50 trilhões e 120% do PIB. E até lá ainda tem muita água pra rolar hihihi.
Não dá pra controlar o mundo e ao mesmo tempo fazer o dever de casa. China fez as escolhas certas e não tem racha interno, guerra partidária e festival de fake news e pânico moral na população. Gente votando porque pastor, blogueiro, Youtuber sem formação em porra nenhuma mandou. A paz de quem pode planejar as coisas para os próximos 4, 10, 50 anos. Ô inveja...
Se pegar o mais burro da alta cúpula do Politiburo chinês e o mais esperto da casa branca, a diferença é gigantesca. Os políticos(verdade seja dita, a população em geral) dos EUA ficaram pra trás.
O tempo é o senhor da razão. Compare onde estavam EUA e China há 50 anos. Um era o país mais rico e o outro um dos 3 mais pobres( alguns estudos colocam como o mais, proporcionalmente). E onde estão agora? Um só cresce década após década e o outro vivendo da saudade da era de ouro do sonho americano.
China já é a segunda economia mundial, maior exportadorve maior parceiro comercial da maioria das grandes economias. Enquanto EUA só vive de sanção, ameaça, financiar grupos terroristas, golpes e se garantir no dólar como moeda mundial. Mas essa farra já vai acabar. E nem precisa do BRICs. Olha a emissão de títulos em dólar da China para a Arábia saudita. Cheque-mate.
Como expectador é ótimo. Como brasileiro, a hora é de negociar com os 2 e tirar o melhor proveito da situação. Olha lá o Biden dando um trocado pra Amazônia. Agora lembrou que existe, né?