Estou passando por uma situação estranha no trabalho.
De maneira geral, sou visto como educado e costumo contar histórias da minha vida e ouvir os outros. Sou considerado muito paciente, calmo, inteligente, mas relaxado e que fica distante dos outros, e uso muito da ironia, alem de ser esquecido.
Sou marcado como diferente e constante sou provocado no trabalho, seja por assédio sexual ou ofensas diretas e indiretas. Vou explicar algumas delas:
Normalmente são colegas mulheres que ficam querendo pegar nos meus braços, ou colegas gays que fazem piadas sobre "churros" comigo. Rejeitei eles não dando bola, pedindo para não me tocar ou vendo como uma piada, sempre tentando ser gentil.
Também existem piadas sobre os meus relativos bons resultados como profissional nas vendas, que parecem "não fazer sentido" já que sou "lerdo e preguiçoso".
Elas também parecem muito interessadas na minha vida particular, principalmente sexual, e sou envolvido nessas discussões mesmo não estando participando, só por estar na mesma sala do almoço.
Até a minha marmita foi assunto durante o almoço, e resaltaram que se eu como peixe com molho de mostarda com laranja, é pq sou rico. O estranho é que é algo banal de fazer, é só ver na Internet.
Ao mesmo tempo, essas mulheres ajudam em algumas tarefas, dão dicas, e realmente resolvem alguns problemas para mim. Mas tudo isso vêm depois carregado de veneno ou brincadeiras idiotas.
Tenho dificuldade de colocar limites, e de entender que não dá para ser amigo no trabalho. Mas eu acho que isso está muito fora do normal. Eu como homem receber esse tipo de tratamento, que parece uma relação de amor e ódio, é muito esquisito.
Parecem que querem me incluir no grupo, mas de uma forma doentia. Criando armadilhas o tempo todo para me testar.
Penso em trocar de empresa, mas gostaria de saber a opinião de vocês. Pois diferente da maioria eu sou, mas acho que tem mais coisa envolvida.