Não vejo dessa maneira. Ao contrário dos portugueses, nós fomos criados pela escravidão. E como ela nunca foi efetivamente criticada nos seus efeitos perversos, nós somos escravos e escravocratas sob máscaras modernas, como vemos, até hoje.
O “senso comum” não percebe a ação das instituições na nossa vida — já que nascemos sob a égide delas e, portanto, a “naturalizamos” como o fato de o sol nascer todos os dias — nosso culturalismo superficial e conservador faz o mesmo, duplicando nos seus conceitos as ilusões e a fragmentação da consciência do senso comum.
Toda a sociabilidade brasileira, em todas as dimensões da sociedade, é influenciada pela escravidão, a instituição mais totalizadora e influente entre nós até hoje. Ora, a escravidão, como sistema social, não existia em Portugal. Podemos falar português, comer bacalhau, sardinha, até torcer pelo Vasco da Gama, mas isso não nos faz portugueses. São, na verdade, os estímulos das instituições que fazem quem nós somos. E se fomos criados sob o impacto onipresente da escravidão, herança nunca verdadeiramente criticada entre nós, então somos senhores, uns poucos, e escravos, a maioria, nos trópicos. Ou seja, “brasileiros”, desiguais, perversos e racistas.
O que torna tão difícil, para o senso comum das pessoas leigas, a percepção da eficácia das instituições é o fato de elas já estarem “naturalizadas”. Como já nascemos sob sua égide, nos parece tão óbvia, natural e evidente como o fato de o Sol nascer todos os dias.
Como não “refletimos” acerca daquilo que nos parece evidente, compreendemos muito pouco sobre quem somos e como fomos formados dessa maneira peculiar.
Mas basta que reflitamos sobre a instituição familiar, para ver o peso das instituições sobre nós. Herdamos da família, que é sempre peculiar a uma determinada classe social, de modo “inconsciente”, todo o nosso esquema de avaliações sobre o mundo quando internalizamos pai e mãe dentro de nós.
Espero que compreenda.
Ps: Lula até 2030⭐
Qual foi e quem educou os artistas, cantores, dançarinos? Qual foi a época que um Chico Buarque pegou? E a do Caetano Veloso?
Quais são os programas de tv que ás 3, 1 da tarde as mulheres acompanham? Gisele Gimenez foi educada para o quê?
As mulheres foram trabalhadas pela esquerda desde a infância. E até mesmo essas otárias que falam que "falta de presença paterna transforma mulheres em esquerdistas fedorentas".
Porque o foco das campanhas da nova esquerda são mulheres e o foco das campanhas da nova direita são homens. Mas nem sempre foi assim. Não é uma tendência biológica, mas sim resultado das campanhas. O nordeste ser esquerdista e o sudeste/sul ser direitista é pelo mesmo motivo.