eles respondem
Vai fazer faculdade?
Leve cigarros
Sua vida está começando agora, normal ter medo. Mas você vai se sair bem... Qualquer coisa da um toque no pv
RJ tmj
O jeito é sair de casa, quebrar a cara e aprender com os erros, você tem um ano para errar antes de arranjar uma responsabilidade que é a faculdade.
Caraca, morando no Rio não é fácil.
Olha tente sempre dar passos pequenos mais firmes do que passos longos e inseguros.
Você vai ter que começar aos poucos mudar esse cenário mesmo que aos poucos. Tipo ir em um encontro da igreja ou tentar se socializar nem que seja começando pela internet. Indo a lugares sozinha.
Não tem muito o que fazer é paciência e sempre mantendo a consciência de que você está fazendo o melhor nas condições em que vive.
Boa sorte
Procure um emprego primeiro. Pode ser de qualquer coisa, o importante eh ter autonomia financeira e para de depender dos pais. Com isso, vc vira dona do próprio nariz...
Com um emprego vc vai socializar mais, sair mais de casa. Entra numa academia, conheça novas pessoas. Depois faça faculdade com isso tbm vai conhecer pessoas novas.
Tenho muito o que aprender, mas comecei a evoluir quando decidi arriscar em pequenas coisas.
Vou ver nas minhas bolas e já te falo, não sai daí...
Quanto mais tempo você passa trancada dentro de casa, mais fácil é continuar presa nessa situação.
O mais fácil é arriscar mesmo! Interaja com as pessoas sem medo do que elas vão pensar, com o tempo vai perder esse medo.
Fale com pessoas aleatórias na rua, com atendentes de loja ou algo assim!
Comece interagindo com as pessoas aos poucos, tente falar com idosos, eles dificilmente deixam o assunto morrer.
te lembra dos comportamentos na escola, em cursos, em outros ambientes sociais, tu é agitada, sabe conversar, falar normal, passou um tempo presa e desacostumou, mas é tipo andar de bike, depois do primeiro papo ja flui natural, nao deixa muito a neura comer a consciencia nao, se nao piora tudo, so relaxa, e age como acha que tem que agir
Olá, vizinha. Calma, tudo tem uma solução. Vai fazer faculdade de que?
elas respondem
só não andar c celular a mostra ou se distrair facilmente. presta atenção ao redor
Infelizmente, você só vai aprender sofrendo, pois não tem como ensinar isso. Isso tem que vir de você, das suas experiências. Se eu tiver um filho ou uma filha, jamais serei uma mãe protetora demais. Claro que vou dar conselhos, mas vou deixar ele aprender e saber o que é a vida, e não viver no mundinho da Disney, onde só existem coisas boas.
Tente andar com confiança sem encarar as pessoas (isso ajuda um pouco com o medo), mas sempre prestando atenção ao seu redor e sutilmente atrás de você.
Quando se tem fobia social, o que me livra é a máscara que coloco quando saio, imagino um um tipo de personagem com a personalidade que me blinda e deixa meus sentimentos bem guardados. Assim, como "não sou eu" realmente, não fico tão paranóica quando saio.
(Essa coisa de colocar máscara deve-se impor um limite para não te prejudicar, entretanto, em algumas ocasiões como: ida ao supermercado, entrevista de emprego, reuniões familiares, etc não tem tanto problema, mas quando vc convive todos os dias com as mesmas pessoas, essa máscara te deixa mais transtornada pq vc perde sua personalidade aos poucos e depois afunda de uma vez, então cuidado caso tente esse método!)
Desculpe o texto..
Sinto muito por vc, mas eu te digo pro seu próprio bem que vc precisa mudar isso agora pq só vai piorar. Eu tenho uma história parecida com a sua, mas sou mais velha e hoje pago o preço por isso. Tenho depressão, fobia social, ansiedade e vários problemas psicológicos pq quando tinha a sua idade, eu não fui atrás das coisas. Eu daria qualquer coisa pra ter 19 anos de novo e fazer diferente.
Comece aos poucos, saia e dê uma volta no quarteirão, frequente uma igreja, faça algum trabalho voluntário, se inscreva em algum curso gratuito. Apenas faça algo. Digo por experiência própria, isso só piorar com o tempo. Quanto mais o tempo passa, mais medos vamos sentir, mais o nosso psicológico vai ficar detonado.
Minha vida era igual a tua mana ,mas a gente tem que aprender a encarar o mundo.. tive que aprender a andar de ônibus,descer no ponto certo, tive que aprender a fazer tudo sozinha, ainda dá medo de algumas coisas, mas é a vida..
não ande com fone de ouvido,(vão te considerar alvo fácil) quando sair sozinha use roupas normais,sem ser coladas demais, cabelo no coque,(qualquer coisa que evite de te puxarem) nem sempre dá pra evitar de ser assaltada, mas ande sempre atenta e perto de outras moças, mesmo que não seja conhecidas .. avise seus pais ou irmãos quando tiver saindo ou chegando .se tiver alguém pra te encontrar no meio do caminho, melhor ainda..