eles respondem
Seria justamente o contrário. Se mesmo com falhas atende a população, imagina dependendo de mercado e empresas que visam o lucro? Se a pessoa pode pagar, já existe convênio e hospital particular. Veja a bela porcaria que são os planos de saúde, o tanto de processo e gente do dia pra noite perdendo cobertura. Olha pro cartel que é o sistema de saúde dos EUA. Deus me dibre.
Pessima ideia. O que o SUS precisa é de dinheiro, falando em português claro. Infraestrutura, pagar em dia os trabalhadores e aumentar o quadro de upa, hospitais, funcionários etc.
E isso passa por política de valorização, não precarização. Tirar saúde do teto de gastos e combater ataques sistematicos, como o que estava urubuzando o piso da enfermagem, por exemplo.
Iria ser uma das maiores burrice que o Brasileiro já fez
Sou totalmente contrário a qualquer privatização.
O SUS é um dos maiores e mais completos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Desde a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação.
O caso do apresentador Fausto Silva ( Faustão) mostra como o SUS é extremamente importante.
Viva o SUS!
Sou contra a privatização de qualquer órgão do governo.
Seria o ideal para todos os sistemas de merda que temos, mas o BR é burro e jamais vai entender isso, o sistema publico "trabalha" para o próprio estado então tem zero incentivo para ter um bom serviço, diferente do privado que quanto melhor seu serviço mais relevante e "clientes" terá.
O maior problema é o BR em si que independente da área publica ou privada, sempre faz merda.
O problema não é o modelo, mas a corrupção. O SUS poderia ser muito bom. Mas com o nível de corrupção no país, não dá.
Poderia ser privado se a população tivesse condições de ter um plano de saúde. Mas não possuem, por muitos motivos, corrupção, dinheiro público mal gasto, economia ruim, educação péssima...
seila não uso, pago plano de saude pra nao precisar usar essa porcaria
Totalmente contra, um órgão muitíssimo importante pra a comunidade pobre, só alguém que vai levar vantagem financeira tem essa ideia.
elas respondem
O SUS é reconhecido mundialmente como um dos melhores sistemas de saúde do mundo.
Essa hipótese que vc levantou chega a ser uma heresia.
Sou totalmente contra. O SUS pode ser meio falho mas o serviço ainda é ótimo, é de graça e os remédios caríssimos também são de graça. No sul privatizaram a CEEE, a luz aumentou 200%, terceirizaram os serviços que estão uma verdadeira merda, sempre faltando luz, ou então caindo toda hora. Enfim, nem sempre a privatização é o melhor caminho.
O que se precisa é que o governo invista mais no SUS, melhore e aumente consideravelmente o quadro de funcionários, pague melhor e melhore os locais dos postos.
Melhor do jeito em que está.
Não adiantaria se a maior parte gritante da população não teria condições de acesso à saúde privada. O SUS pode ter suas falhas, mas ainda ajuda muita gente. Antes não houvesse a corrupção, pois a gente sabe que há roubo do governo em todas as áreas, mas... É oq tem. Beneficia muita gente ainda.
Claro que não! O SUS é um sistema abrangente, para se ter uma ideia o SUS não é só uma UBS que cuida da saúde que mede uma pressãozinha, é responsável por órgãos e autarquias que regulam desde medicamentos a tecnologia de ponta na área da saúde no país.
Essa conversa de eficiência é dos privatistas liberais. Nem mesmo o setor privado é isento de problemas. Basta ver as instituições privadas na área da saúde.
O SUS tem convênio com setores privados, no entanto, sem visar lucro. O que se propõe com a história de privatização é sugar o Estado através do SUS. Isso vai desde poderosas farmacêuticas há interesses escusos diversos de enriquecimento.
O SUS é o maior sistema público de saúde, referência no mundo. O único sistema público no mundo a oferecer medicamentos que muitos setores privados não oferecem transplante de órgãos que muitos setores privados não podem oferecer.
Temos é que priorizar a melhoria do SUS, começando a entender como que interesses privatistas fazem de tudo para corroer o sistema de dentro para fora. Para exatamente obter a privatização.
Eu sou contra estatais estratégicas como de energia, petróleo, serem privatizadas é entregar o que é nosso para o setor privado, imagina o setor da Saúde. Nunca seria a favor!
Ah, as parcerias público privadas podem ser úteis em contextos específicos, mas a privatização ampla do SUS pode comprometer o fundamental de saúde como direito universal né? O ideal seria encontrar formas de melhorar a eficiência do SUS sem abrir mão de seu caráter público, universal e gratuito.