Semana passada eu estava me sentindo muito triste por conta de algumas coisas relacionadas ao meu supervisor e ao ambiente geral. Hoje aconteceu algo que me fez refletir bastante. Eu cheguei atrasada hoje, e, na hora de ir embora, um colega que trabalha diretamente comigo ficou me "forçando" a ir embora também, mesmo eu tendo chegado atrasada. Nesse momento, o meu supervisor apareceu e disse que esse colega poderia ir embora e, se eu quisesse, eu também podia sair. Ele disse algo como: "Você não precisa ficar aqui olhando para a minha cara ou para a cara de fulano"
Fiquei surpresa com essa atitude porque achava que ele nem gostava de mim. Além disso, a outra gerente quase não fala comigo, o que reforçava essa ideia. Na hora de ir embora, fiquei com vergonha de dizer tchau e desejar um feliz Natal para eles.
Amanhã, o lugar onde trabalhamos só vai funcionar até meio-dia (entro 13h00 ). Estou pensando em enviar uma mensagem para o meu supervisor perguntando se devo ir trabalhar, mas fico com receio porque ele nem deve saber que eu tenho o número dele.
Além disso, recentemente, conversando com alguns amigos, eles me deram conselhos sobre como melhorar minha relação com os colegas de trabalho. Disseram que eu deveria conhecer melhor cada pessoa individualmente, ser mais solícita e prestativa, tentar ser mais amigável e formar laços que vão além de conversas por e-mail ou atendimentos rotineiros.
Eu quero muito colocar isso em prática porque acho que pode fazer a diferença no ambiente de trabalho. Mas o problema é que sou extremamente tímida e fico envergonhada até com situações simples, como dizer “tchau” no fim do dia.
Vocês têm alguma dica ou sugestão de como posso superar essa timidez e ser mais aberta no trabalho? Estou disposta a aprender e aplicar, só não sei muito bem por onde começar. Agradeço muito se puderem compartilhar experiências ou conselhos!