Não é. O ser humano é poligâmico (assim como a maioria das espécies).
A monogamia foi criada principalmente para satisfazer a uma necessidade das mulheres (geralmente o homem ia pra caça e ao retornar dividia o alimento com as mulheres com quem transava). Para que as mulheres tivessem homens para dividir alimentos com elas, pensou-se no arranjo da monogamia.
O homem é composto de corpo e alma, ter outra pessoa com quem se pode contar é humano, a própria natureza nos faz pender para esse lado mais espiritual, então não é só pela religião, e sim pela própria natureza humana
Monogamia é natural em alguns animais. Os homens são muito mais complexos pra definirmos isso... Eu acredito que o homem se torna monogâmico quando a proporção de mulheres disponíveis é igual ou menor do que a de homens. Quando essa quantidade é maior o homem entra no modo polígamo.
Bobagem. Naturalmente tanto a função pode ser fecundar como pode ser ajudar a mulher no cuidado com a prole. Pode ser que na evolução as linhagens sobreviventes foram aquelas que os machos se reproduziam pouco e ajudavam a cuidar. Nada adianta reproduzir se os filhos ficam indefesos e morrem.