eles respondem
Todos, imposto é roubo. E o Estado é a coisa mais ineficiente e corrupta do país.
Os impostos mais "justos" são: IPTU, ISS, II e o Imposto de renda (IRPF)
Por que são mais "justos"?
Esses impostos são cobrados proporcionalmente a renda e o patrimônio das pessoas, ou seja, quem tem mais pode contribuir com mais, e quem tem menos pode contribuir com menos, criando um ambiente mais justo, competitivo e harmônico. Com exceção do imposto de importação, mas esse serve para proteger o mercado interno de ser bombardeado por produtos artificialmente mais baratos vindo de fora.
Já os impostos mais INJUSTOS são: ICMS, IPVA, IPI, e FGTS.
Por que eu escolhi eles como os mais INJUSTOS?
São impostos que normalmente não levam em conta a condição financeira do indivíduo, cobrando taxas indiscriminadamente, sem considerar patrimônio e renda no momento da cobrança. Por exemplo, o ICMS é cobrado sobre um determinado bem, porém muitas pessoas não tem condições de arcar com o peso desse imposto, já para outros, esse peso é nulo ou quase isso, não fazendo diferença, prejudicando quem ganha menos. O IPVA é injusto porque você paga imposto por algo que você já comprou e pagou imposto, ou seja, você paga imposto sobre imposto. O IPI tem o mesmo caráter do ICMS. E o FGTS é um engano, a rentabilidade dele, na maioria das vezes, é abaixo da inflação, fazendo com que as pessoas LITERALMENTE percam dinheiro.
PARA RESUMIR, os impostos mais JUSTOS na sociedade são aqueles que são cobrados baseando-se nas condições financeiras do indivíduo no ato da cobrança, como imposto de renda, imposto sobre propriedade, imposto sobre lucros e dividendos, e etc...
Os impostos mais INJUSTOS sempre serão aqueles que não consideram a condição financeira do contribuinte, cobrando uma porcentagem única para todas as pessoas. Ou quando o imposto é muito alto para determinada classe de pessoa, como ICMS ou IPVA, por exemplo, que desconsidera totalmente sua condição e te cobra o imposto cheio só por você querer consumir ou continuar com um determinado bem.
IPVA ,não vejo necessidade de fica pagando impostos do carro, se as vezes o pessoal tá pagando pelo carro ainda,tem muita gente que financiar ou parcelar em várias vezes
A nível municipal a pior de todas é ITBI, pois é bizarro pagar tributação de qualquer imóvel que é vendido para outra pessoa, seja casa e apartamento.
A nível estadual o ITCMD é a pior de todas, pois agora até no momento de repartir a herança para os herdeiros tem que pagar tributação pro Estado.
A nível federal temos IOF e IPI como as terríveis, pois transações de cartões de crédito e seguros não deveriam ser tributados, assim como IPI para produtos criados em território nacional, pois isso desvaloriza o setor.
O de ter coceira no pinto.
Nossa, vc mexeu num vespeiro ai. Na vdd, eu nao acho q nenhum imposto seja desnecessário, so discordo da alíquota alem disso o FGTS e o INSS nao sao impostos, sao contribuições e o PIS/PASEP sao programas do governo.
O FGTS eu acho o primeiro erro, o empregador é obrigado a depositar uma quantia todo mês em uma conta custodiada pela CEF, esse dinheiro é usado pra financiar o SFH, ou seja, o gov faz política com dinheiro do povo, esse dinheiro circulando seria muito melhor pra econonia do que parado sob a guarda do governo.
CIDE governo poe nosso combustível como um dos mais caros do mundo pra por dinheiro d roubalheira em caixa.
ICMS um absurdo 12% q é a media nacional ir pro estado, problema ai é alíquota nao a existência do imposto.
ITR sempre mto barato, acho q devia ser um pouco maior.
IPTU um absurdo as normas e o valor cobrado sendo q no BR o valor dos imóveis estão inflacionados, oq reflete no imposto.
IPVA mesma coisa do IPTU, carro absurdo reflete no valor do imposto, ainda pararam d mandar o licenciamento em papel moeda, a gnt q imprime em papel comum, mas a taxa d licenciamento ainda esta la...somos feitos d palhaço, além disso ha mtas rodovias pedagiadas e o ipva era pra pagar a manutenção das vias, entao pagamos 2x
ITBI a msm coisa do IPTU, valor imovel inflacionado faz o ITBI ser anormal
De resto, so discordo da aliquota msm, acho q o gov suga o brasileiro e nao da nada em troca
So lembrando q, apesar d nao ser imposto, existe uma criatividade contabil em algumas contas, como por exemplo a de energia, onde o imposto incide sobre o valor do KW após janter sido calculado, é isso msm, paga 2x imposto, bitributação na lata do afegão medio...confere sua conta e veja q a matematica nao bate, a EC 51 deu legitimidade a essa merda contábil q nao existe em.nenhum outro lugar do mundo