Basicamente, porque depois do golpe ocorrido na Ucrânia e a posse de Zelensky (o eterno Presidente pois não houve eleição na Ucrânia desde então) rompeu o acordo que havia com a Rússia, dos territórios compartilhados pelas duas nações. A Rússia temia a influência dos EUA em seus territórios. A porta de entrada para isso ocorrer, seria Ucrânia ser membro da OTAN.
Na época muita gente não entendeu, hoje é possível ter um norte sobre a situação: víde a invasão genocitária de Israel em Gaza (que inclusive escalonou para outros países no Oriente Médio) expandindo o seu território. Pra ficar mais evidente ainda, tem a recente prepotência de Trump em "querer" anexar território do Canadá. Entre muitas outras situações regionais e conflitos anteriores entre Rússia e Ucrânia, era esse domínio de território ou seja, os EUA não estabelecer bases militares em território Russo que Putin pretendia evitar.
Um resumo bem mastigado:
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60606340
O resultado hoje é o O Zé pedindo doações aos países para continuar matando ucranianos, a total submissa inclusive economica da UE aos EUA.