eles respondem
Existe, mas não é "racismo inverso" e sim só racismo mesmo pois racismo por definição é preconceito com qualquer etnia/raça...
Racismo é racismo, independente da cor, raça, etnia ou qualquer outra nomenclatura que se use.
Se com ''racismo inverso'' vocês quis dizer racismo de negros contra brancos, é claro que existe, mas os militantes progressistas vão fazer incontáveis malabarismos para dizer que não.
Racismo é ser preconceituoso e discriminar alguém pela raça, então é lógico que existe racismo contra pessoas de diversos tipos. Um branco indo em uma comunidade só de negros pode sofrer racismo, um chinês pode ser racista com um japonês, um indiano pode sofrer racismo nos EUA…
São só exemplos.
Mas não sei de onde tiraram que racismo é só contra negros.
Óbvio que não!
O Branco não precisa provar a sua dignidade todos os dias.
O Branco não é alvo de seguranças nos supermercados.
O caráter do Branco não é questionado.
Isso é papo para inflamar a população.
Não existe. Racismo é um só, independente da cor/etnia da pessoa.
No caso, geralmente quem fala isso, está querendo dizer sobre preconceito de negros contra brancos, correto? Mas isso também é racismo.
Embora seja raro, esse tipo de preconceito não existe no Brasil, o que pode existir é injúria racial, mas não racismo apropriadamente dito. É injuria racial quando alguém ofende a outra baseado em seu tom de pele ou etnia, por exemplo, um negro chamar um branco de leite ninho, leite azedo, ou fazer pouco da pessoa por causa de sua cor, isso é injúria racial. O racismo é algo mais estrutural, mexe com exclusão social e etc... é algo mais perverso.
O racismo de negros contra brancos existe em poucas partes do mundo, como em alguns lugares na África e em algumas comunidades afro norte-americanas onde eles literalmente podem te excluir simplesmente por ser branco. Algumas comunidades são descaradamente racistas, mas são vistas como "racistas do bem", uma vez que eles usam o argumento de que estão apenas "se defendendo", quando na verdade estão apenas replicando o racismo sofrido. É patético.
Eu duvido muito que nos EUA se chegar um branco em uma comunidade negra o pessoal não vai achar ruim, considerando que a cor da pele não significa ter caráter ou não, acho que por parte de algumas pessoas o racismo inverso existe sim
Sim. Normalmente quem fala não se prende a um viés de esquerda ou é simplesmente preto e não quer perder o privilégio de ser o único a sofrer com
O que é o inverso de racismo? Igualdade e respeito com outras etnias?