Há 4 anos atrás fomos fracos geopoliticamente, na verdade, eramos chacota.
O Brasil nem de longe é "fraco" geopoliticamente. É o maior país da América Latina, rotas comerciais estratégicas no Sul global. Diplomacia brasileira recentemente utilizou da sua importância, para intermediar o conflito entre Argentina e Venezuela. A oitava economia do planeta presidiu, o G20, a ONU, será sede da COP30, E integrada a OEA, OCDE, OTCA, OMS... Líder do Mercosul. E preside e é membro nada mais nada menos que do BRICS.
Quanto a potência militar em termos de recurso humano temos em excesso. Na defesa nacional, somente de em 23 mais de 110 bi, nunca foram investidos tanto em Defesa Nacional quanto nos governos Dilma e Lula. Aliás, foi na gestão do governo Lula que o exército brasileiro representou o país em missão da ONU no Haiti, embora tenha sido um vexame sob denúncias de massacres. Inclusive Braga Netto foi um dos envolvidos em suspeita de assassinato, que hoje encontra-se preso por tentativa de obstrução da justiça na investigação da intentona golpista e tentativa de assassinato.
Tem que continuar em cima do muro, fazendo a diplomacia barata pro povo brasileiro continuar tendo comida na mesa, carnaval e futebol.
A vida é isso, comer e ser feliz.
Se meter em guerra pra que? Deus é brasileiro
Sim, com certeza, e o que mais me entristece é que o Brasil é fraco de diversas formas, antes fosse apenas militarmente. Socialmente e economicamente também somos um desastre.
O maior erro do Brasil foi não ter investido em armas nucleares quando teve chance. Hoje, os países que mandam no mundo, são esses ai que possuem armas nucleares, são eles que ditam as regras e o restante obedece, podem reclamar, mas quem dá a palavra final são eles.
Quem são eles? Eles basicamente formam o conselho de segurança permanente da ONU, ou seja:
Estados Unidos, China, Reino Unido, França, e Russia.
Gostem ou não, são eles que mandam no mundo. O Brasil é só um peão, nada além disso.