Quantos de vocês "iluminados da globo" leram a portaria ministerial que introduz o ato mormativo ? Leram o preâmbulo que justifique a medida ?
Spoiler: Ela é de uma clareza solar qnd fala que aquelas transações acima de 5 mil reais serão monitoradas pela receita federal, com o objetivo de serem utilizados no lançamento do imposto de renda.... (ou seja para todos os fins leis e contábeis, TAXADO)...
Obs: ainda aguardando minha picanha sr. Nine... mande antes que o trump coloque sanções no agro brasileiro, por gentileza...
Enquanto isso o Lula mantém o sigilo de 100 anos do cartão corporativo dele. E ainda tem gente que defende as últimas atitudes desse governo, o país merece o político que tem.
Pois é, só os alienados mesmo que não conseguiram entender a extensão e o real objetivo da medida, ou seja, ANGARIAR MAIS DINHEIRO DO POVO TROUXA PARA PAGAR OS LUXOS DA POLITICAGEM DE MERDA DESTE PAIS.
Thiago, impressionante como alguns distorcem informações básicas. Vamos esclarecer: monitoramento não é taxação. A Receita Federal vai acompanhar transações acima de 5 mil reais via PIX, assim como já faz com TEDs e DOCs, para fins de controle fiscal. Não há imposto novo ou específico para o PIX. E sobre a picanha e o Trump… talvez fosse mais produtivo usar esse tempo para entender a diferença entre monitorar e taxar. Menos memes de WhatsApp, mais leitura crítica.
É uma mulher estéril, que não transa, tomando pílula do dia seguinte para evitar a gravidez.
Se está tomando pílula do dia seguinte, é sinal de que mentia sobre a esterilidade e ainda transou sem contraceptivo.
Transar = plano de taxar
Pílula = medida provisória proibindo a taxação
Mulher estéril = norma revogada
Partindo do princípio de que tudo era normal, bastava manter a norma publicada e esclarecer tudo em nota pública, cartilhas e tempo de rádio e TV à população.
Se houve revogação de norma e criação de medida provisória, ratifica que a taxação era fato possível.
Com certeza o Ministro da Fazenda, o Presidente da República iria fazer comunicado desmentindo a fake, para que futuramente a suposta "taxa" fosse cobrada.
Tem muito sentido essa falácia.
Ou talvez os seus argumentos se baseiam muito no antigo projeto:
portanto os criadores da fake muito provavelmente orientaram o resto do gado a disseminar esse tipo de fakenews.
E a picanha está no supermercados, utilize o fato de você não pagar IR e economize para comprar a sua.
A taxação do pix é igual a taxação normal do ted e doc, sabia que quando você movimenta mais de 5k no banco, o banco informa a receita federal? E a mesma coloca no imposto de renda, então na verdade, o que estão fazendo com o pix nesse momento, já fazem nas outras operações do banco.
A diferença é que o pix é muito difícil de sonegar e de esconder da receita federal, visto que o banco central tem o controle sobre a ferramenta e acesso aos dados, então muita gente está com medo de ter seus esquemas descobertos de lavagem de dinheiro e sonegação com essa nova/antiga medida, o problema é que se você usou o pix com intuito negativo, é sinal que não entendeu o que era o pix.
Tem uma razão para os bandidos usarem dinheiro em espécie e criptomoedas, o anonimato, o governo não tem controle sobre essas duas moedas, então é mais fácil de sonegar, lavar, esconder e tirar o dinheiro do país se for em espécie ou criptomoeda, por esse motivo o governo quer criar o DREX e retirar as notas em espécie aos poucos do mercado, não preciso nem dizer que não é para você usar o DREX para sonegar, o DREX é literalmente um PIX 2.0 com mais controle e supervisão do governo.
Sobre a ideia de monitorar valores acima de 5k e taxar no imposto de renda, o que a RECEITA FEDERAL já faz, eu sou contra, acredito que o governo não deve ter direito de espionar o seu dinheiro e do mesmo jeito que eles podem ter orçamento secreto, nós também deveríamos ter o nosso orçamento secreto.
A Receita já monitora movimentações financeiras, jêniu. Se fizer TED acima de 5 mil, o mesmo relatório é enviado à Receita. Ela apenas incluiu agora a categoria pix nas obrigações de relatório das operadoras financeiras, de crédito. Que já existe, a cada semestre.
Exemplo, Joãozinho em 2025 não trabalha ou ganha 1 salário mínimo. Logo, teoricamente não paga imposto de renda, tá na faixa de isenção. Mas, magicamente, todo mês ou quase isso movimentou mais de 5 mil no Pix. Estranho. De onde veio, para onde vai esse dinheiro? Essa movimentação vai ser reportada. Porque aí a Receita pode averiguar, contestar ou cobrar, caso ele tenha uma renda não declarada. Ou caso ele decida declarar IR, mas alegando recebimentos incompatíveis com o relatório. Aí é só pagar o correto e fechou.
Não haverá uma taxação extra em cima das movimentações por Pix. Isso é puro papo furado.
Quem tá reclamando disso ou não entendeu a nova regra ou então sonega, omite movimentação, tem receita não declarada.
Enfim, tô adorando como de pobreza agora todo brasileiro movimenta 5 pila por mês só no Pix. A economia tá voando hein?
Sem sentido algum. Você é cobrando pelo imposto de renda. Se movimentou muito dinheiro em sua conta que não é seu, é só justificar. Não irá pagar nada. Se fez algo por fora, recebeu dinheiro, não emitiu NF, sonegou imposto, tem que pagar. A lei já previa isso.
A nossa constituição não autoriza impostos sobre movimentação financeira. Leia sobre o assunto!
Você apenas reproduz o que ouve, sem questionar a veracidade da informação, no seu caso, uma desinformação que tentar jogar a opinião pública contra Lula e Haddad.
Nosso presidente segue trabalhando em prol da união e reconstrução do nosso país.
Burrão, para fins de imposto de renda é simplesmente verificar sua movimentação financeira com o que vc declara, não é taxar a mais, nem a menos.
Se vc movimentou muito mais do que declara receber, vai cair na malha fina como todos nós mortais já caímos algum dia. Muito antes de haver pix
Verificação de conformidade de renda/movimentação é algo que a receita faz desde sempre, com o apetite voraz tradicional por qual é conhecida.
Já vi pobres defendendo, então, penso q algumas pessoas merecem se f#&3* mesmo, apenas sorrio muito kkkkk. Dito isso, a medida basicamente tem a intenção de 2 coisas:
1) Controle social - Governos de esquerda tem fetiche no Estado controlar tudo, querem o Estado com maior poder possível (se for deixando vira uma ditadura).
2) Arrecadação - Sua retórica é sempre a de quem cuida dos "póbi", mas querem mesmo é arrecadar a qq custo, agora é a vez de pegarem os milhões de trabalhadores q fazem negócios e não declaram IRPF, estão mirando sim na cabeleireira/mecânico/pedreiro/pintor/etc. que ganha mais de 5 mil por mês, mas nunca declara. vão ser pegos pelo fisco.
Não é o que voce disse. O objetivo dessa nova fiscalização é combater a sonegação e dificultar a vida de quem deveria pagar imposto de renda, mas atualmente não paga (por ter encontrado alguma forma de burlar o sistema)
Até eu que sou de direita tenho que ficar a favor do governo do tenebroso porque estão espalhando fake news, PQP kkkk
Não foi criado impostos sobre o pix, isso é fake puro. O que acontece agora é que movimentações acima de 5 mil serão reportadas, mas o sigilo bancário segue existindo. Na verdade, a receita já recebia esses dados de bancos tradicionais há muito tempo, a diferença é que foi estendido para as fintechs e tal...
A receita criou essa norma para evitar sonegação e não com o objetivo de subir impostos. Quem está desesperado com a medida é quem sonega ou está sendo muito ignorante e acreditando em post de twitter.
Só achei desnecessário acrescentar o uso do cartão de crédito no meio, uma vez que minha mãe gasta horrores em um dos meus cartões todo mês, então a receita pode pensar que eu sou endinheirado, já que somados os gastos podem dar próximo de 10 mil todos os meses, sendo que gasto menos do que isso.
Enfim, rs... de todo jeito, é preocupante pelo lado da privacidade, mas pelo lado do imposto, continua igual, nada foi criado.