Porque não é simples como parece. Ditadores só se revelam por completo depois de já estar no poder. Eles começam como salvadores, prometendo curar uma ferida que dói na população, vide Adolf Hitler, que chegou no poder com o discurso de vingar a Alemanha da injustiça sofrida depois da guerra, de melhorar a economia em colapso. Existem vários tipos de ditadores, e não um modelo somente.
Para um ditador chegar no poder ele primeiro tem que saber as dores da população para logo em seguida apresentar o remédio. O povo carente quer resultado e é aí que entra os tiranos. Depois de saber das dores, arrume um culpado por ela existir, pois a população está sofrendo de mais e precisa achar um culpado por isso. O ditador idi Amin, culpava os colonizadores britânicos, fazendo eles os culpados pelos problemas dos ungandenses, hitler culpava os judeus, o ditador norte coreano, Kim II sung culpava os japoneses, e assim por diante.
Depois é só manipular a mídia e todas as informações sobre o regime, fazendo todos acreditarem que vivem no paraíso. E se alguém duvidar, prendam ou mate, como fez Stalin, maduro, Hitler, Sadam Hussein, e vários outros...
Tiranos não entram com o pé na porta, o povo abre as portas para eles, esperando que se trate de um salvador.
E para finalizar, uma poesia que eu fiz em homenagem aos financiadores de tiranos: