Se trata de culpa internalizada. Uma violência perpetrada consigo mesmo. São em parte causas orgânicas, vestígios do estilo de vida moderno que temos, ou mesmo as perturbações que temos no mundo, afinal é sempre dito e reiterado na Bíblia que teremos muitas aflições no mundo. Às vezes vitimados pelos outros, às vezes vítimas de nossas próprias desesperanças, fraquezas. Discordo diametralmente de alguém dizer que é falta dO Criador, porque você encontra sobejamente exemplos na Bíblia de homens que falavam com O Criador, eram UNGIDOS, e muitas vezes caíam em humores deprimidos, se viam fragilizados, e às vezes sem muita fé. Ou até figuras que se humilharam e se automartirizavam com consistência, como foi o apóstolo Paulo. Considerar que se é mais santo do que essas figuras, por não ter depressão ou deixar de ter tido, não deixa de ser falta de conhecimento. Davi, Elias, Jó, e mais alguns nomes figuram entre os afligidos pelas turbações do mundo.
Se os mais consagrados passaram por isso, e mesmo Cristo passou por sofrimentos, quem queremos ser para evitar as infelicidades? Mais felizes que O Mais Feliz?
A culpa é um engano da mente. A falta de valor aparente também. Aprenda a se perdoar e fique em paz, e saiba que apesar desse sentimento, não é sentimento nem sensação que dita como as coisas são. Se assim fosse, e fóssemos tal qual nos sentimos, as ruas estariam repletas não de homens e mulheres, mas deuses e demônios.
Se precisar de ajuda e desabafar, pode me chamar no PV. Felicidade e paz pra você, Pai do céu te abençoe.