É um cineasta genial, mas não sei se seria o melhor. Tudo depende do seu gosto pra filmes. Ultimamente estou curtindo o Polansky (como pessoa é um lixo, mas entende do que faz).
De volta pro futuro não é dele não. Ele produziu, não dirigiu.
Deus do Blockbuster. E isso não é pejorativo. Talvez o maior sucesso tanto de público quanto de crítica. De fato ele pode ser considerado o criador do cinema máquina de dinheiro da temporada de férias. Diria que em questão de entretenimento e espetáculo ele e o James Cameron foram os maiores. Transformaram cinema em uma experiência parecida com a ir a um parque de diversões. Só desliga o cérebro e curte a viagem. Eu curto muito os filmes menos blockbuster dele como Lista de Schindler e Duel. Aliás, esse é o primeiro filme dele e foi sucesso, filme despretensioso feito em duas semanas pra TV, mas surpreendeu os produtores e lançaram nos cinemas. 2 anos depois tava fazendo um tal de Tubarão e o resto é história.
Aliás, pra quem nunca viu:
Pra mim ele tá numa prateleira junto com Cameron, Ridley Scott, Billy Wilder, Sérgio Leone.
Mas abaixo de Hitchcock, Coppola, Tarantino, David Lynch, Scorcese, Coppola, Ingmar Bergman, Akira Kurosawa.
Pra mim o deus do cinema é o Kubrick. O cara simplesmente criou uma obra-prima e revolucionou em cada gênero. Épico? Spartacus. Terror? O Iluminado. Suspense? De olhos bem fechados. Distopia? Laranja mecânica. Ficção científica? 2001 uma odisseia no espaço. Guerra? Nascido para matar.
Todos os filmes citados são blockbusters hollywoodianos com altíssimos orçamentos.
Caso você falar de diretores inovadores, cito 3 facilmente:
Clint Eastwood que recentemente lançou o elogiado "Juror N°2"
Steve McQueen de " 12 anos de Escravidão"
Anna Muylaert, uma excelente diretora nacional com ótimos longas.