Por exemplo, tem que pagar a anuidade da OAB, a licença do Conselho de Medicina, psicologia, enfermagem, fisioterapia e etc. Se o país precisa de médicos, advogados, enfermeiros e etc pq vc cobra deles para trababalhar? Não faz sentido
A rigor, você não paga para trabalhar. Paga pela fiscalização.
Incumbe à maioria desses conselhos (OAB é caso à parte) fiscalizar os profissionais e punir os ruins.
A OAB também exerce essa função, mas ela tem natureza jurídica hibrida sendo concomitantemente Conselho de Classe e entidade representativa da sociedade civil (nos termos do inciso VII do art.103 da Constituição Federal e do inciso I do art.44 da Lei n 8.906/1994). Portanto, os advogados pagam para que ela exerça essa dúplice tarefa.
Contudo (no caso de advogados), penso que os benefícios as vezes até superam o valor pago. Advogados adimplentes com a anuidade tem acesso a médicos, dentistas, "lan houses", cursos de capacitação e vários outros serviços
Infelizmente, ocupo cargo incompatível com a advocacia. Caso eu pudesse me inscrever na OAB apenas para usufruir dos supracitados benefícios, certamente eu faria isso (e vários colegas de trabalho meus gostariam de poder se inscrever na OAB, mesmo sem poderem advogar, só pra usufruir dos benefícios que ela proporciona).
Esses conselhos servem para garantir os direitos dos trabalhadores, fiscalizar e punir algumas praticas. Acho justo. E outra, da pra fazer até alguns curso e pós pelo conselho.
Mas é claro que provavelmente existe corrupção nesses orgãos.