eles respondem
Não existe uma resposta chave pra isso, é um conjunto de fatores. Mas eu não diria que toda a america latina seja tão pobre assim, o Chile e o Uruguai até que estão indo bem, claro que estão longe de serem uma Suíça ou Suécia da vida, mas eles tem uma boa qualidade de vida, diferente de países do continente africano, e alguns da Ásia e Europa.
O problema dos países ao sul do continente é que há muita corrupção e bandidismo, em muitos países você vê lideres fechados com grandes facções criminosas. Fora aqueles que vivem de golpes em golpes com o mesmo discurso de "nós contra eles" sem apresentar nenhum plano para melhorar a vida de sua população, e o pior é que grande parte da população acredita, afinal... Por que encarar os problemas do Brasil na raiz se podemos simplesmente culpar os EUA, não é mesmo?
A narrativa dessa galera é a seguinte: Somos pobres porque fomos e somos explorados, fim da história kkkk
Esquece corrupção sistêmica; esquece falta de investimento em infraestrutura e saneamento; esquece falta de educação básica; esquece as centenas de privilegiados pelo estado enquanto o pobre paga imposto pra caramba; esquece rombos nas contas públicas; esquece falta de investimento em ciência e tecnologia; esquece desregulamentação para atrair investimento e empresas;
ESQUECE TUDO ISSO, é tudo culpa dos EUA e do ocidente.
A verdade é que muitos países da américa latina são governados por ditadores ou pseudo ditadores, é meio que cultural isso. A extrema instabilidade e a falta investimentos de longo prazo, dificulta a melhora dos níveis econômicos do país.
O Brasil mesmo é um país que se conformou na mediocridade, optamos por não crescer para se dedicar a pautas sociais sem sentido pra agradar o eleitorado médio burro.
O Brasil é expert nível hard em perder boas oportunidades, e não é porque os EUA está ali querendo que o Brasil afunde na amargura, é porque somos ruins mesmo, incapazes de avançar porque focamos em políticas ultrapassadas e fracassadas
É verdade. Mas se olhar direitinho a América do Norte que só tem 3 países, só Canadá e USA são ricos. Na América do Sul, Uruguai, Chile e Costa Rica ainda são países que tem uma economia estável e são bons países para morar.
Na Europa, só os paises do ocidente são ricos: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Mônaco, Países Baixos, Reino Unido
Os paises da Europa Oriental ou leste europeu, não são lá aquelas coisas pq nunca conseguiram se reerguer completamente após a segunda guerra. Bielorrússia, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Hungria, Macedônia do Norte, Moldávia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Albânia, Armênia, Azerbaijão, Bósnia-Herzegovina, Geórgia, Rússia, Sérvia, Ucrânia.
Se for ver mesmo, existem poucos países ricos no mundo.
Exploração, muita exploração. De tudo, das riquezas naturais (solo, arvores, ouro, minerais), da exploração da cultura, da religião, do trabalho (escravos msm). Cara aqui foi muito explorado por tudo e por todos, espanhóis vieram pra cá e fizeram a festa, portugueses, holandeses, franceses, coincidência ser todos da Europa né. Quase 400 anos ou mais de exploração, se apagam em poucos décadas
socialismo
mas agr a europa tb ta se acabando nessa merda
hj mesmo o youtuber caio o alemao falou q a autobahn ta desligando a iluminacao publica dizendo q eh pra economizar energia e diminuir emissoa de gas carbonico
msm n sendo pobres essa ideologia gera pobreza
Todas as colônias foram construídas em cima de roubo e exploração, os colonizadores se foram, mas a cultura da corrupção e de tirar o máximo de vantagem possível em cima do outro, continua.
Os países que estão dando certo fogem um pouco desse padrão, Chile e Uruguai, no Chile o povo a poucos anos saiu pra rua e quebrou tudo quando se sentiram lesados pelo governo, eles estão há anos lutando contra esse padrão, e estão colhendo os frutos dessa mudança.
Começa pela exploração colonialista e termina com a divisão internacional do trabalho. Lembra das aulinhas de geografia? Colônia de exploração e de povoamento?
Porque diabos quem saiu atrás na corrida deveria estar na mesma posição de quem trapaceia e saiu na frente?
Olha aí o Trump dando seus chiliques só com a ideia de desdolarização do BRICS. Fácil demais se sustentar jogando sua divida(em forma de dólar e títulos) para o resto do mundo.
Sair da coleira do primeiro mundo passa por reinvidicar soberania. Que por sua vez passa por um movimento popular revolucionário e trabalho de longo prazo. Duas coisas que brasileiro odeia. Odeiam se organizar, montar sindicato. Acham que hashtag é movimento. Longo prazo implica em consistência. Brasileiro no primeiro baque já quer acabar com tudo. O patriotismo acabou em um mandato do mito, a moda agora é ser anti Brasil, bostil, meu sonho é lavar banheiro em Miami.
Olha aí a China. Comeu o pão que o diabo amassou por quase 2 séculos e hoje tá voando. O brasileiro acha lindo os deputados de direita irem aos EUA pedirem sanção ao próprio país. Tem futuro? Os caras agindo como puta colonizada de um país que tá cagando pra gente.
Já a América do sul, caíram na conversa mole dos EUA, implementaram ditaduras militar e o máximo que teve foram voos de galinha. Aí a mesma galera que reclama que falta investimento, reclama que governo gasta demais. Falta escola, hospital, estrada, mão de obra especializada.... Mas sem gerar inflação e desagradar mercado, e com teto ainda por cima, ok? Esperam que governo seja estilo Jesus, alimente uma galera usando meia dúzia de pães e peixes.
São os desenvolvimentistas de Schrödinger. Queremos investimento sem precisar gastar para investir. Confia.
E não se iluda, a água já tá batendo na bunda em boa parte desses países de primeiro mundo. Olha a dívida pública dos EUA, a crise na Alemanha. O presidente da Coreia foi preso, quase meteu golpe. O G7 vive dos louros do passado.
Esquerdismo.
A Argentina e a Venezuela já foram dois dos países mais ricos do mundo até os anos 80.
Porque nós (brasileiros) fomos incompetentes juntamente com os argentinos, onde nós dois tínhamos grandes chances de ser diferente do resto dos nossos hermanos pobretões, mas como cada povo tem o país que merece então cá estamos...
Pesquise: Foro de São Paulo.
Nos EUA eles odiavam os pretos
O Brasil sempre amou
Tanto q foi o país onde mais se teve escravos no mundo inteiro
Aqui tbm não existia o tabu de raça, ou seja, o racismo não era tao forte quanto nos EUA, sendo assim houve uma mistura das raças aqui
Resumindo, Portugueses sempre foram muito safados e queriam dar e transar com todo mundo
Claro que a violência dos negros tbm era maior do que a dos brancos, que sempre foram vistos como povos "Civilizados" mas que na realidade usavam a violência de forma diferente, sendo considerados como "Demônios Brancos"
A pobreza dos povos latinos tbm tem a ver em como foi o método de colonização usado:
No Brasil, foi utilizado o método de Exploração
Nos EUA, foi utilizado o método de Povoamento
Basicamente, na Exploração retiram todos os recursos daq e vendem no mercado do mundo todo, quanto no Povoamento, investem naquele local com comércio de livre mercado
Falta de liberalismo econômico.
Sei que pra muitos é difícil acreditar, mas a Argentina já foi um dos países mais ricos do mundo. Norte-americanos e europeus tinham inveja da riqueza dos argentinos.
Uma das muitas fontes disponíveis na internet>
https://mises.org.br/artigos/3235/uma-tradicao-de-defaults
Vou inclusive mais além. Se derem carta branca ao Javier Milei (não irá acontecer) e o deixarem uns 20 anos no poder acredito que a Argentina consegue voltar a esse patamar.
O Chile após adotar o liberalismo economico passou a melhorar absurdamente a vida dos seus cidadãos e hoje até pode ser considerado um país desenvolvido.
E os EUA (que não está na América Latina) já foram mais pobres que o Brasil (na época do Reinado de Dom Pedro II). Contudo, após adotar o liberalismo econômico conseguiram chegar em um nível de desenvolvimento que nós nem sonhamos mais em chegar.
Resultado de processos complexos eu acho
Por que o berço da civilização atual está na Europa?
É porque aqui o povo só quer saber de auxílio do Governo.
A Argentina já foi um dos países mais poderosos do mundo. Estão nessa situação por conta própria. Por péssimas escolhas políticas. Paraguai já foi chamado de "A França dos trópicos" devido ao seu desenvolvimento. Isso sem falar da Venezuela, que era mais rica e próspera do que os Árabes e Sauditas por conta da enorme reserva de petróleo. Tudo isso no período pós-colonia.
Se você estudar a história de cada um dos países da América Latina, o único que foi realmente sacaneado foi o Haiti. Os outros se afundaram por conta própria.