A próxima crise que vamos ser vai ser a demográfica, com uma economia estagnada onde uma parte da população "jovem" e economicamente ativa vai ter que sustentar os mais velhos...
Previdência é o calcanhar de Aquiles de muitos países, que o diga o Japão, um dos últimos países capitalistas industriais, que tenta contra a vontade do povo virar capitalista financeiro.
A tendência é os países quebrarem ou mudarem as regras pra diminuir os benefícios.
É uma matemática louca, eu nem crítico governos por não acharem uma solução porque não consigo nem achar solução simples pra um problema tão complexo.
Existem dois diferentes regimes financeiros para garantir o cumprimento das obrigações assumidas por planos de benefícios de previdência. São eles:
Regime de Capitalização
O valor das contribuições previdenciárias dos servidores deste Regime e da respectiva parte “patronal” são aplicados no mercado financeiro, de acordo com as normas fixadas pelo Conselho Monetário Nacional. O resultado da soma dos valores aplicados e o rendimento auferido formam um fundo, que visa garantir o pagamento dos benefícios futuros.
Regime de Repartição Simples
Tem como base a chamada solidariedade entre os participantes, ou seja, as contribuições dos integrantes deste regime e da respectiva contribuição “patronal” (Ente), são utilizadas para pagamento de todas as aposentadorias e pensões dos também participantes deste Regime.
No início, a previdência brasileira adotava o Regime de Capitalização. Note que neste sistema, todas as contribuições do trabalhador são investidas com o objetivo de montar um fundo suficiente para bancar a aposentadoria do mesmo. Este é o sistema de previdência sustentável.
O que acontece quando o político vê algum dinheiro dando sopa? Ele quer tomar! Então passaram a mão no dinheiro do fundo previdenciário e mudaram para o Regime de Repartição Simples. Note que o Regime de Repartição Simples nada mais é que uma espécie de pirâmide. É necessário que existam muitas pessoas contribuindo para que aqueles já aposentados possam receber.
Uma pirâmide financeira começa a ruir quando não é mais capaz de captar novos integrantes, afinal, sem dinheiro entrando, não há como pagar quem está no topo. E isto é exatamente o que está ocorrendo na previdência. Temos cada vez menos jovens para trabalhar e mais idosos para receber. De acordo com levantamento do IBGE, entre 2000 e 2023, seguindo uma tendência mundial, a taxa de filho por mulher caiu de 2,32 para 1,57 no Brasil.