eles respondem
As pessoas não tinham opções e nem comparações, quem estava infeliz, era obrigado a continuar no relacionamento, divórcio era mal visto e quem estava feliz, continuava no relacionamento, não se comparava com os outros ou criava insatisfações falsas.
Sim , tem muita mina que aceitava toma chifre, machismo, etc.
Mas não direi que todos os casos era assim
Depois que a mulher passou a ter mais liberdade de escolha nessas questões, que a coisa mudou
Ótima pergunta! A minha resposta é mais abrangente e envolve outros aspectos da vida, além dos relacionamentos. Eu sinto que atualmente tudo é mais efêmero (passageiro, rápido, evanescente). Vivemos em um mundo extremamente conectado, com várias possibilidades, informações e opiniões diversas. Isso acelera o tempo, dá a sensação de mil e uma coisas para fazer e torna as relações mais passageiras, pois em meio a outras possibilidades de relacionamentos a um clique (inclusive aqui nesse site, dependendo do caso), o relacionamento atual pode ser facilmente substituído.
Em geral, não se costuma dar valor para aquilo que se tem fartura. O que é mais precioso: areia ou diamante? Antigamente, relacionamentos eram mais difíceis de ser construídos, até por conta da repressão sexual e dos costumes mais engessados. Isso de certa forma valorizava a relação e tornava ela uma conquista. Hoje em dia, com o advento das redes sociais, há um "cardápio" extenso e variado, o que torna os relacionamentos menos valiosos e mais passageiros.
Mídias sociais deixaram as pessoas deslumbradas
Quanto tempo atrás é antigamente pra vc? Só pra lembrar, a lei do divórcio é de 1977. Antes disso não era permitido se separar.
Padronização de beleza, bens, redes sociais, facilidade para as mulheres de escolher homens na hora que quiser, tudo hoje não serve, criou um mundo exagerado onde o homem não pode ser tímido, não pode ser pobre, não pode ter pênis pequeno, não pode ser feio, não pode ter problemas psicológicos, não pode ter dificuldade na lábia, não pode ser desempregado, não pode isso, não pode aquilo, então mulheres sempre vão procurar o "melhor" que se encaixa nisso
Antigamente sim, mas muitos casamentos eram de fachada.
Antigamente, o então Código Civil de 1916 dava o Pátrio Poder ao homem, ou seja, ele tinha o controle da esposa e dos filhos. Isso, na prática, fazia com que resultasse em vários casamentos e a relação era duradoura porque o divórcio só passou a existir em 1977, e isso por meio de uma grande burocracia.
Depois que veio o Código Civil de 2002, revogando a do século passado, as coisas mudaram. O Poder Familiar passou a ser dividido entre os cônjuges, e anos depois, foi aprovado a Lei Maria da Penha, que pôs fim ao controle abusivo do marido, já que, na falta desta legislação, o homem ainda se apropriava do controle que ele tinha à disposição da companheira.
Portanto, com a principal lei que beneficiou a mulher a pedir medidas protetivas contra o parceiro, o sistema de relacionamentos foi mudando, e casamento hoje já não é mais atrativo como antigamente. Os homens estão aprendendo a dedicar sua vida sozinho, sem precisar construir vínculo amoroso com alguém.
A maioria quer compromisso mas não responsabilidades.
Sim, também havia menos opções.
Hoje qualquer dificuldade é divórcio , ngm se importa com o que realmente é importante, no final das contas penso que é falta de Deus mesmo.
Fácil
Antigamente homem casava para constituir família, hoje se casa para ser depenado/traído/subjugado etc etc etc
Não há necessidade de se casar para constituir família, aliás nem damas temos mais no meio social, com 20 anos todas possuem um histórico trevoso
elas respondem
Depende da época. Se for bem antigamente, os relacionamentos duravam pois já eram prometidos, tinha a questão do casamento arranjado, a visão patriarcal.
Os relacionamentos atuais não duram tanto pois já não é mais parte de uma obrigação social você estar em um relacionamento.
Antigamente o seu status social era definido majoritariamente pelo seu relacionamento, principalmente para as mulheres. Para os homens não era algo tão forte, mas eles também tinham sua obrigação de manter uma imagem consideravelmente saudável. Daí surgia o adultério… E mesmo assim, a traída tinha que permanecer dentro do relacionamento.
Entenda que hoje em dia não existe um padrão único de relacionamento como antigamente. As pessoas estão quebrando alguns paradigmas.
Naquela época se mantinham em relacionamentos falidos por medo de serem julgadas pela sociedade.
Aquela época não tinha nada de joguinhos emocionais, dar ghosting, tentar fazer ciuminho, postar indireta, ter atitudes imaturas, comer como marmita e largar, namorar apenas por aparências, usar a mulher/homem como troféu, etc... Não havia nada disso naquela época, hoje em dia com rede social é tudo baseado nisso! Por isso muitos optam ficar solteiro, é melhor doque ser tratado de palhaço por um egocêntrico(a).
O mundo só terá solução quando as pessoas passarem a viver 400 anos em média, pois aí vão parar com essa idiotice de romantizar o passado e querer repetir comportamentos antigos, pois vão saber as consequências na própria pele já que não gostam de estudar história.
Sim, nem tinham a felicidade que os relacionamentos atuais buscam, mesmo que quisessem ter. Mas seguravam firme a barra, e quantos morreram casados sem viver um grande amor e amar de fato
Porque antes as pessoas eram mais dependentes uma das outras aguentavam poucas e boas e não separavam