Socialismo é uma versão light do comunismo, e não, não funciona.
No início, talvez funcione por causa do patrimônio acumulado durante o período de pujança capitalista, mas depois, é só declínio, tanto para as empresas como para o governo.
As empresas passam a adotar uma postura menos expansionista, investe e contrata menos, o governo previsa gastar mais para manter o sistema socialista, mas também arrecada menos por causa do sistema econômico menos consumista.
Consumo e investimento são motores principais da economia, e o socialismo não inspira isso, uma vez que o socialismo prioriza políticas sociais em detrimento da pujança econômica.
Mas entramos num problema, porque para manter as politicas sociais em sua plenitude, é necessário uma forte arrecadação por parte do estado, e para isso, é necessário que as pessoas invistam e consumam, caso contrário, não terá dinheiro pra isso.
A não ser que o governo implantasse um tipo de ditadura escravagista, não vejo como um modelo desse pudesse ter sucesso. Ainda assim, as pessoas viveriam na pobreza e teriam ainda mais dificuldades.
Obvio que não, sem contar que o socialismo é o primeiro passo da ideiologia que o Karl Max criou (sim o cara que criou o socialismo e comunismo), o segundo passo é o comunismo, que é um estado totalmente autoritário e controlador, tirando total liberdade de todas as pessoas individuais, e dando beneficio somente aqueles que seguem o estado, o socialismo vem de maneira mais leve pra induzir as pessoas acreditar que é uma coisa boa, mas a realidade é triste. Economia não funciona com estado fechado, pra um país ser um país foda que nem os EUA tem que ser full capitalista onde todos tem sua liberdade por patrimonio, se defender e entre outros, que é o oposto de um estado autoritário.
Tem que primeiro definir o que é funcionar e o que é socialismo. Melhorar a vida da população? IDH? Crescimento econômico?
Olhe pra China. Está melhor ou pior que antes da Revolução? Spoiler: maior salto de desenvolvimento da história. Em 1978 tinha 800 milhões de pessoas na pobreza extrema. Em 2010, reduziram para 80, em 2019 haviam 6. Atualmente a extrema pobreza foi virtualmente erradicada. Nada mal, eu diria.
Capitalismo também funciona. Questão é pra quem. Pobreza tem crescido mais que riqueza no mundo. Enquanto isso, a concentração de riqueza do 1% mais rico cresce ainda mais rápido. Logo, mais gente entra na pobreza que sai. Faz as contas aí e veja onde isso vai terminar nesse ritmo.
https://www.theguardian.com/inequality/2024/jan/15/worlds-five-richest-men-double-their-money-as-poorest-get-poorer