Participei de um processo seletivo em uma empresa de pequeno porte, com cerca de 20 funcionários, sendo 85% homens, a maioria engenheiros. A vaga era para Assistente na área administrativa, e meu cargo e salário provavelmente estariam entre os mais baixos da empresa, acima apenas do estagiário.
Durante o processo, informaram que eu poderia fazer home office um dia por semana. Fui aprovada, mas ao receber a ligação do diretor, ele mencionou que precisávamos alinhar essa questão. Ele disse que estavam preocupados com a segurança de eu transitar com o notebook durante meu trajeto e perguntou se achava minha região perigosa. Chegaram até a sugerir que poderiam avaliar pagar um Uber nesses dias.
O que me chamou atenção é que sei que todos na empresa fazem home office, e acho improvável que tenham esse tipo de preocupação com os demais funcionários. A impressão que tive é que essa preocupação surgiu pelo fato de eu não morar em um bairro tão bom e não ter carro próprio.
Será que estou exagerando ou isso demonstra um preconceito? Devo considerar isso como um alerta de que talvez eu seja tratada de forma diferente dos outros funcionários?