1
84  11/02/2025 00h06

Eu tenho 19 anos e uma coisa é certa: desde que eu me entendo por gente, meu maior sonho é ser médica. Quero muito cuidar das pessoas, quero poder ajudar quem precisa e, de alguma forma, fazer a diferença na vida de alguém. Mas a realidade da minha vida não é fácil. Moro na zona rural, com meus pais e meus três irmãos. A minha casa é pequena, as condições financeiras são apertadas, e a rotina é uma correria. Tenho uma irmã de 28 anos e dois irmãos gêmeos que têm autismo. Eles precisam de cuidados constantes e muito da minha atenção.

Minha mãe, que também carrega o peso de tudo sozinha, conta muito comigo. Eu ajudo nas tarefas domésticas, cuido da minha avó que não enxerga e, claro, tento dar a atenção que meus irmãos pequenos precisam. Não é fácil. Muitas vezes, me sinto sobrecarregada, porque ao mesmo tempo em que quero estudar, não posso deixar de ajudar em casa. Isso faz com que eu tenha que estudar em meio ao caos, sem muito espaço ou silêncio. Eu tento manter o foco, todos os dias, mesmo sabendo que o meu tempo é limitado. Eu não posso simplesmente me desconectar dessa realidade.

Meu pai, que trabalha como mecânico, se mata para trazer o sustento para casa, mas o salário não é suficiente para suprir nossas necessidades. Às vezes, penso até em procurar um emprego para ajudar nas contas, mas meu pai não quer que eu trabalhe, ele diz que a minha prioridade deve ser estudar. Então, sigo estudando, mas com o peso da responsabilidade de saber que minha família depende de mim e que a vida não vai esperar.

Meu maior sonho é fazer medicina, não vejo outra profissão que me realize tanto. E eu descobri um cursinho na cidade vizinha, que tem uma taxa de aprovação incrível e que poderia ser a chave para o meu futuro. O problema é que ele fica a 3 horas daqui e, além disso, o valor da mensalidade e do material são muito altos. Quando falei sobre isso com meu pai, ele me disse que não tem condições de pagar.

O que vocês acham? Será que devo desistir?

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
12 4
eles respondem
10/02/2025 17h40
Não acho que você deva desistir em definitivo, só adiar para tentar se adequar à sua realidade de momento adicionando um degrau a mais.
Já pensou em entrar na área da saúde por outro curso que não exija uma preparação diferenciada? Poderia escolher enfermagem, psicologia, farmácia, nutrição ou fisioterapia.
Quando você estiver trabalhando e puder apoiar sua família financeiramente de forma significativa, poderá também se liberar e se dedicar ao seu sonho de cursar medicina. Ou talvez neste momento você até tenha se realizado nesta outra área.
10/02/2025 17h28
Eu não desistiria do meu sonho. Hoje em dia existe cursinho online, ou seja, da pra fazer de casa. Não vai ter necessidade de vc se locomover até a cidade vizinha. Tem como comprar o material online e pagar de forma parcelada.
10/02/2025 16h45
Pela sua história de vida, acredito que buscar o objetivo de ser médica vai te exigir mudanças sociais no seu dia a dia que, dificilmente, seria colocado em prática. Ainda que você consiga alguma bolsa de estudos para medicina, você teria que se dedicar aos estudos sem que a influência da sua rotina pessoal impacte nos trabalhos acadêmicos da área em que está estudando, o que impossibilitaria de você manter o foco diretamente no que você tanto sonha em alcançar.

Sendo assim, recomendo desistir da opção de ser médica, pelo menos enquanto você ainda estiver tendo estas tarefas domésticas e familiares, já que essa responsabilidade é algo que já está lhe afetando diretamente antes mesmo de ingressar no curso de medicina.
10/02/2025 17h16
Nem começou a tentar e já quer desistir?
Acho que o que deveria estar se perguntando é, estou disposta a pagar o preço desta escolha? Se a resposta for sim, siga em frente.
10/02/2025 17h25
Complicado isso aí cara
É o jeito vc arrumar um estágio em meio período
Já é uma prática para oq vc vai começar a enfrentar no futuro e talvez até msm um emprego garantido para quando vc se formar cara
Tente fazer pelo Sisu que a faculdade é gratuita
Caso não consiga, junte um dinheiro e faça na Argentina pois lá tbm é gratuito
Depois, no último ano, volte e faça a faculdade no Brasil cara
10/02/2025 17h37
Você vai ter que se desvincular dessas responsabilidades com a sua família se quiser prosseguir na medicina, reúna seus parentes e discuta sobre isso, se eles genuínamente te apoiam, irão compreender. E pela compreensão deles, serão recompensados no futuro.
10/02/2025 17h08
Este comentário foi editado.
anônimo
anônimo
10/02/2025 17h15
Sim
10/02/2025 19h23
Deve desistir de todos os seus objetivos.

Entenda isso aqui; Os sonhos são só para os ricos, pobres não tem esse privilégio.
Não acredite em nada que diga o contrário disso. As próprias pessoas que vendem a imagem de lutar pelos seus sonhos, etc, são baba ovo de rico e já tem a vida resolvida.
10/02/2025 22h30
te entendo perdi uns 7 anos da minha vida estudando no meio do caos, barulho de bar nos fundos da casa, parentes doente, problemas de Alcoolismo com o pai. As "oportunidades não são iguais e justas para todos principalmente periferia." Você pode tentar entrar na Medicina por meio de alavancagem. Arrume um negócio/emprego que gere renda para pagar sua formação. Negócios mais fáceis de começar e baixo investimento trabalhar com comida, refeição, lanches. Eu tinha um conhecido que vendia sabe o que? torta salgada na frente de faculdades/escolas particulares de classe média(horários de entrada, intervalos e de saída). E juntava o dinheiro para pagar a sua formação em medicina você ainda faz o seu próprio horário
anônimo
anônimo
11/02/2025 00h06
Deus irá te honrar!
elas respondem
anônima
anônima
10/02/2025 16h41
Tenta fazer algum curso on-line e se dedicar, pegar provas antigas do enem para ir se familiarizando com o estilo das questões e sentar a bunda na cadeira e estudar sem procrastinar
10/02/2025 20h16
Não, não desista.
10/02/2025 23h54
Não deve desistir, talvez adiar, sim.
Eu desisti, mas vivendo em uma profissão da área da saúde, eu repensaria se era aquilo mesmo que eu queria para minha vida. Quando estamos nesse meio, a realidade é outra. O encanto some... Medicina sempre foi meu sonho de infância, mas "estando nesse meio," eu jamais faria.

Mas não desiste, não. Vai dar tudo certo. Tem vídeos excelentes no YouTube, plataforma descomplicada; YouTube tem ótimos conteúdos para vestibular/Enem. Vai estudando por eles enquanto não pode pagar o cursinho.

A medicina é um curso muito elitizado e a realidade dentro dele é muito gritante... Existe resiliência e jogo de cintura porque sua realidade, muitas das vezes, não vai bater com a de seus colegas de turma...

Vi um comentário seu sobre "ficar velha" para tentar medicina. Na turma de uma conhecida tem um homem de 50 anos realizando o sonho de infância dele. Nunca é tarde para correr atrás dos nossos sonhos.
anônima
anônima
11/02/2025 00h05
desista!
anterior
Vocês já tiveram um "amor de verão"?
próxima
Homens, o que sentem quando a mulher já fica molhada só com os amassos?