0
196  13/02/2025 21h05

Cito a saúde como uma área específica porque não basta apenas ter profissionais para atender uma grande demanda de pacientes, mas também solucionar problemas de pacientes que esperam meses e anos por uma cirurgia no SUS, algo que o sistema também não oferece para todos os tipos de situações.

Tendo em vista que o próprio tratamento cirúrgico possui valores altíssimos, o que impossibilita pessoas de baixa renda ou quem ganha de 1 a 3 salários mínimos pagar por uma cirurgia, é possível dizer que a saúde é a única área que o poder público jamais conseguirá resolver na prática?

entre na sua conta para poder responder.
eles perguntam
1 5
elas respondem
13/02/2025 20h38
Quando se fala em "saúde" é importante entender que saúde engloba vários aspectos na sociedade vai desde um Estado, município ter infraestrutura como, por exemplo, saneamento básico(tratamento de água e esgoto) questões nutricionais(qualidade da alimentação) ou seja, permeia nas questões   socioeconômica e socioambiental: são fatores relevantes para qualidade de vida de um cidadão ou para o surgimento de patologia o agravamento de alguma condição. Dito isso:

O SUS tem uma rede extensa que vai desde centros de tratamento especializado com alta tecnologia, disponibilização de medicamentos caríssimos a cirurgias de alta complexidade. 
Programas como Saúde Familiar e Mais Médicos visam mitigar  déficit de atendimento ao público ou de profissionais.
A administração da demanda, ou seja, quantidade de profissional, encaminhamento, etc. Cabe a cada ente  estadual ou municipal. 
O SUS, não é  reconhecido só por muitos brasileiros: 
eles respondem
13/02/2025 21h00
Muito pelo contrário. Olha o exemplo dos EUA. Pior saúde dos países de primeiro mundo, os planos de saúde são verdadeiros carteis. Gente se endividando e sendo botada pra fora de hospital quando não pode pagar.

SUS é sucateado e saúde está sob o arcabouço fiscal. E mesmo assim tira leite de pedra, só em 2024 foram 13 milhões de cirurgias, 10% a mais que 2023 e 30% a mais que 2022. O Programa nacional de redução de filas aumentou em quase 5 milhões as cirurgias eletivas. O que mostra que o que falta é investimento e estrutura.

Se não tivesse o SUS e a defensoria para obrigar o estado a custear, aí que o pobre tava lascado mesmo. Vai pagar cirurgia e atendimento como? Que outra opção teria?

Ano passado o número de processos contra convênios bateu recorde, mais de 300 mil novos casos.
13/02/2025 15h15
Complicado isso aí cara
Governo não gosta de gastar dinheiro
Ele gosta de enxer o próprio bolso e os dos políticos
13/02/2025 15h27
Políticos não resolvem nada. O máximo que podem fazer é assinar um orçamentos. Técnicos e cientistas resolvem problemas.
13/02/2025 20h15
O sistema de saúde brasileiro é arcaico e extremamente caro e burocrático.

O certo é que fosse como é na Suíça, quem puder pagar, que pague! E quem não puder, recebe um vale para usar em sua clinica credenciada de preferência.
13/02/2025 21h05
O governo é tão bom que eles mesmos não usa o SUS.
anterior
Mulheres héteros, alguma vez vocês já sentiram atraídas por uma mulher, mesmo que não seja sexualmente?
próxima
Vocês chegaram a usar Orkut e MSN na época? Gostavam?