Claro.
Nasci no inicio dos anos 80 e fui adolescente nos anos 90. As pessoas filtravam menos as coisas. Pelo menos era ainda mais claro quem não gostava de mim pela minha cor. Já sai muito na porrada com racistas naquela época. Outros tempos...A gente resolvia tudo no soco mesmo.
Já sim, infelizmente vi um caso hoje de racismo. Eu estava saindo do ônibus e tinha uma mulher branca, com um bebê nos braços. Apareceu um drogado, negro, pegou celular da bolsa dela (que era da criança, por ser todo rosa) e saiu praticamente andando.
Ela nem percebe, mas alguém avisou de imediato e ela grita: "socorro o homem me roubou". Nisso, ela se desespera com a bebê nos braços e começa a chorar.
O cara corre nesse momento e ela entra no ônibus. Eu presenciei tudo pois ao descer do ônibus foi no momento que tudo ocorreu, eu n tive nem reação do que estava ocorrendo.
Várias vezes... Inclusive de preto contra preto... Eu fui casado com uma mulher preta e a maioria das discriminações que eu vi ela sofrendo foi exatamente de gente preta.
Uma vez um segurança não deixou ela e nem o filho entrarem no mercado com mochila, mas eu passei de boa, junto com eles... O segurança era preto.
Já sofri zilhões de vezes.
Meu cabelo estava natural, mas sempre texturizava ele para ele ficar mais cacheado. Resolvi sair a primeira vez na vida com o meu cabelo 100% natural e sem texturização. No meu trabalho a farmacêutica perguntou pq eu não tinha penteado o cabelo pra ir trabalhar. Q não podia sair assim.....
Já coloquei tranças num tom loiro. Recebi muitos elogios. Mas minha chefe não gostou. Disse q a cor não combinou comigo e queria q eu tirasse, todos os dias ficava falando q já era hora de eu tirar as tranças...
Só alguns exemplos
Sim , sou preta de pele clara ou parda ou lightskin como vier chamar, so que tebho cabelo afro entao todas as ofensas normalmente sao direcionadas ao meu cabelo, uma vez quando era criança um senhor falou que ia me virar de cabeca para baixo para me usar de vassoura na casa dele e acho que esse foi o mais estranho e pesado talvez
sempre sou seguida em lojas principalmente se estou com bolsa/mochilha ou sou confundida com funcionaria do lugar e nem sou negra, obviamente não é racismo mas deve ser algum tipo de preconceito pq caixas de mercado, atendentes me tratam mal com grosseria. Uma vez fui em mercado de mochilha e quando fui ver, tinha uns 3 seguranças ou mais me rondando, seguindo e não tinha mais nenhum fazendo isso com outras pessoas
Uma vez no colégio iríamos representar Romeu e Julieta e uma colega falou pra mim que eu não poderia ser a Julieta pq era negra e me ofereceu o papel da ama, eu recusei e sai da peça.
Acho que foi a única vez que sofri racismo.