0
24/02/2025 21h44

Comecei a faculdade neste ano e já faz alguns dias que eu tenho aulas, mas não consegui ainda conversar com ninguém.

Eu sou tímida e quase não conversava na escola, mas tinha umas pessoas para fazer os trabalhos comigo. Agora eu estou com medo de me prejudicar, mas ninguém se interessa por mim e eu não tenho coragem de tomar a iniciativa.

Alguém passou por isso? Como conseguiu resolver?

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
6 3
eles respondem
24/02/2025 21h27
Complicado. Eu até entendo, porque também sempre fui bem tímido, meio introvertido e, às vezes, até com preguiça de socializar.

Bom, sei que, nesse caso, não depende só de você. Quando se está em uma turma boa, com pessoas mais extrovertidas que falam com todo mundo, é mais fácil. Mas, quando a turma já é fechada em grupinhos, fica bem mais difícil.

Para me enturmar, eu tentava me aproximar daquela pessoa que também estava sozinha. Sempre tinha alguém assim, também querendo fazer amizade.
24/02/2025 21h28
As minhas amizades na faculdade vieram com os trabalhos, meio que a gente ia formando grupo e se conhecendo.

Tenta conversar com a pessoa que fica perto de vc, nem que seja para perguntar algo da máteria. Se vc for muuuuuito fechada msm tenta se destacar nas aula resolvendo questões com o prof, para que as pessoas te chamem pra trabalhos em grupo (só cuidado pra não pegar gente que só quer ficar "enconstato" pra ganhar nota).
24/02/2025 21h31
Passei por isso minha vida inteira, Nakamura.
24/02/2025 21h33
Já passei por isso. Calma, você tá no começo da evolução para se tornar uma mestre da interação social. No começo, em tudo na vida, é sempre mais difícil e assustador, mas com conhecimento e prática, tudo deixa de ser assim e passa a ser normal. Tenho que te explicar primeiro o que é confiança. A confiança nada mais é do que fazer algo que você já fez antes, então como você já fez, você tem confiança. Você nunca será confiante se nunca ao menos tentar algo! No seu caso, fazer amizades novas. O cérebro no início de qualquer interação, fica nossa senhora, uma loucura, medo, insegurança, medo da rejeição, do desconforto(inclusive uma pergunta que acabei de fazer sobre), e etc... Mano... Tudo isso simplesmente desaparece depois que você começa a interagir. O segredo e a única forma é ir mesmo insegura. A dica que eu te dou é interagir com as pessoas naturalmente, elas não são melhores que você. Arrume uma desculpa para poder interagir com as pessoas. Como assim? Tipo, mesmo que você tenha apontador, borracha ou caneta, ESCONDA, peça pra alguém e fala "Tem um lápis(caneta ou tanto faz) pra me emprestar?" Nisso a pessoa vai te responder. Seu objetivo não é o objeto de fato, mas sim interagir com as pessoas. Quando você for ver, essa pessoa vira sua amiga! Pergunte sobre o que o professor passou mesmo na aula passada, enfim. Minha dica é leia livros como "Como fazer amigos e influenciar pessoas" "A arte da Sedução." E o livro "As 48 Leis do Poder". Esse 48 que eu te falei vai te fazer enxergar também como são as interações humanas, mas não se deixe levar porque esse livro é muito pragmático e complicado de entender porque ele se encaixa em várias áreas da vida, poder político, negócios, influência social através de mídias e no seu caso, interação humana. Tem leis que se aplicam em fazer amizades como a lei 11 e a lei 28. No caso da Lei 11 é você aprender a fazer as pessoas serem dependentes de você, e a Lei 28 é LARGAR DE SER TÍMIDA, se não tu tá ferrada por quem não é
24/02/2025 21h38
Uma boa forma de quebrar isso é procurar participar de entidades estudantis do seu curso, como atlética, centro acadêmico e empresa júnior, ou de projetos de extensão. Isso ajuda muito nesse processo de conhecer gente nova e fazer amizades de forma natural.
24/02/2025 21h44
Tu faz qual curso?
elas respondem
anônima
anônima
24/02/2025 21h24
Fale pelo menos com 1 pessoa q senta do seu lado
24/02/2025 21h41
Tente conversar com quem senta do seu lado
24/02/2025 21h43
Oi, eu tenho ansiedade social e passei por isso também, tanto na escola quanto na faculdade e em qualquer situação da minha vida. Meu problema é chegar e falar com as pessoas, puxar assunto... Empaco e não dá certo Kk
Durante a faculdade, eu costumava muito prestar atenção no papo das pessoas, dava umas risadas sociais e às vezes falava algumas coisas genéricas do tipo, "eita", é foda ", "nossa", "complicado", ajudar uma pessoa quando algo cai ou segurar a porta pra ela quando as mãos estão ocupadas...
Comecei a me fazer presente... Mesmo sem falar muita coisa... Detalhe que eu demorei a conseguir fazer isso, fiquei convivendo com as mesmas pessoas por mais de um mês totalmente calada....
A partir daí, começaram a falar mais comigo e eu comecei a interagir mais com um grupo de pessoas.
Só que acaba que tem matérias que não são as mesmas pessoas com você daí você acaba que precisa fazer o mesmo em outras situações.
Mas, acaba que a pessoa que você já conhece, meio que te ajuda a interagir e ter iniciativa com as outras demais.

Vai no teu tempo que vai dar certo! Se quiser conversar mais sobre isso, pode me chamar no privado! ♥️
anterior
Mulheres, ficariam chateadas se o seu namorado não gostasse do seu cabelo?
próxima
Se você fosse rico em qual cidade do Brasil você moraria?