0
168  13/03/2025 11h20

Quase metade dos casamentos no Brasil não duram mais de dez anos, aponta IBGE

Este é um trecho original publicado em Exame.com. Leia a matéria completa em https://exame.com/brasil/quase-metade-dos-casamentos-no-brasil-nao-duram-mais-de-dez-anos/?utm_source=copiaecola&utm_medium=compartilhamento

"Em 2010, o período médio que um casamento durava no país era de 15,9 anos. Após mais de uma década, o número caiu para 13,8 anos."

Ou seja, se o casamento dura em média 13,8 anos, é confiável investir todo seu dinheiro e energia nele? Se vc for muito materialistas e não ver a família como uma instituição essencial e divina, dificilmente vai querer investir tanto assim nela, ou seja, QUANDO COMEÇAM A TIRAR "DEUS" DA EQUAÇÃO, O FRACASSO É QUASE CERTO!!

entre na sua conta para poder responder.
eles perguntam
3 10
elas respondem
10/03/2025 11h53
Acabou o amor no mundo.
10/03/2025 12h21
Pq estamos em tempos líquidos
10/03/2025 13h00
“[…] Agora falam
Do desquite e do divórcio
O amor virou consórcio
Compromisso de ninguém

E há tantos filhos
Que bem mais do que um palácio
Gostariam de um abraço
E do carinho entre seus pais
Se os pais amassem
O divórcio não viria
Chamam a isso de utopia
Eu a isso chamo paz…”

eles respondem
13/03/2025 11h20
Culpa da mulher
10/03/2025 12h23
MINHA OPINIÃO TÁ?

O que começa errado, termina errado.
Casal que começa o namoro com sexo e casa pq ta apaixonado há grandes chances de se arrepender dps.

Paixão não é motivo pra casar. Paixão mal administrada entra em combustão, mas as chamas se apagam rapidamente.

Pra mim, o casamento é um triplice cordão que une:

O HOMEM
A MULHER
E DEUS

Esse é um principio bíblico. Se os 3 não tiverem um bom relacionamento, vai implodir em algum momento.

10/03/2025 12h54
Segundo pesquisas, na grande maioria dos divórcios a mulher toma a iniciativa . Fonte> https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/em-70-dos-divorcios-quem-pede-e-a-mulher-diz-luiz-hans/

Não concordo com os motivos traçados na reportagem, mas a estatística é real.

Concordo com a tese muito bem exposta pelo youtuber Caio (mas infelizmente, o video nao está mais no ar).

Pra mulher casamento é praticamente um premio de loteria. Pega METADE do patrimonio do homem (sei que em muitos casos a mulher também trabalha. Contudo, sejamos honestos. Se o homem ganha R$ 20.000,00 por mês e a mulher ganha R$ 2.000,00 é óbvio quem está contrubuindo mais para a construção do patrimônio e quem mais sai ganhando na divisão de bens).

E se o homem propõe casar com separação total de bens, muita mulher só falta matá-lo. Veja essas dicas que essa advogada deu para mulheres que receberem propostas para casar com separação total de bens> https://www.instagram.com/p/DGojIpkRQvL/ E essa é só a mais famosa dentre muitas advogadas que ensinam mulheres a arrancar boa parte da renda e do patrimonio do homem.

E muitas vezes, além de perder metade do patrimônio, o homem ainda perde boa parte da renda ao pagar pensão alimentícia (e se tiver filhos, as vezes ele tem que pagar uma pensão para os filhos E outra pra ex-mulher).

Então, considerando tudo isso, não fica dificil entender o motivo de as mulheres tomarem a iniciativa da maior parte dos divórcio e de praticamente quererem "esganar" o homem que proponha a elas casar com separação total de bens. Divórcio é quase um prêmio de loteria pra mulher e muitas vezes pode significar a ruína do homem.
10/03/2025 12h16
Você já sabe a resposta, para ter um casamento feliz e duradouro é obrigatório uma boa relação do casal com Deus.

"Um homem sozinho pode ser vencido,
mas dois conseguem defender-se.
Um cordão de três dobras
não se rompe com facilidade." — Eclesiastes.
10/03/2025 11h30
Hoje em dia é mais aceitavel um casal se divorciar ,divorcio não é um "suicidio social" como era antigamente,bem como as mulheres não dependem mais financeiramente dos homens.

Alguns pontos sobre esses dados ,muitos casais só se casam por pura conveniencia ,tiveram filhos cedo ,e resolveram seguir adiante.Outros se casam com pouca convivencia.
Pessoas inteligentes tendem a ter relacionamentos mais duradouros.

Então são inumeras variaveis ,num pais como Brasil que temos varias mães solteiras ,população analfabeta funcional ,crises financeiras , você não pode olhar para esses dados e tentar generalizar para todos.

No mais ,casamento é para ter familia ,se a intenção não é essa ,vai estar fadado ao divorcio na esmagadora maioria das vezes.
10/03/2025 11h55
As pessoas hoje em dia são muito imediatistas e inconsequentes.
10/03/2025 12h19
Casamento é um péssimo negócio pra quem tem dinheiro e um ótimo negócio pra pobre
10/03/2025 13h49
Casamentos ruins sempre foi algo comum, mas as pessoas antigamente permaneciam casadas mesmo o casamento sendo um lixo, principalmente as mulheres, que antigamente eram totalmente dependentes financeiramente dos maridos por não poderem trabalhar. Hoje não existe toda essa dependência, o casamento só se mantem se estiver bom, antigamente o casamento se mantia mesmo sendo péssimo até um dos dois morrer

Eu prefiro como funciona hj
13/03/2025 02h28
Essa é uma questão bastante complexa, mas eu olho por outro prisma. Historicamente o casamento surgiu primordialmente para a subsistência e procriação, frente às dificuldades da vida, escassez de alimentos, etc. Um casal teoricamente teria mais chances de sobrevivência que uma pessoa solteira.

O casamento também possuía (e possui até hoje em algumas sociedades e países) um papel social e político muito importante. Pega por exemplo as diversas monarquias e impérios já existentes. O casamento sempre foi arranjado para unir famílias e gerar laços de parentesco entre a nobreza, causando aproximação e fortalecendo seus vínculos.

Esse processo de ressignificação, de dar ao casamento um sentido romântico é relativamente recente, datado de poucos séculos para cá. O que antes era sobretudo um negócio ou mecanismo de sobrevivência agora se torna opcional e diretamente associado ao valor afetivo.

E, se não bastasse, passamos por profundas transformações sociais neste ínterim, o que causou muitas mudanças no que entendemos por vida conjugal. Lidar com sentimentos alheios e conviver diariamente com a mesma pessoa possui suas complexidades, e, por outro lado, ser solteiro não significa mais sinônimo de infelicidade ou mesmo de insegurança financeira; pelo contrário.

Então, acho que a tendência é essa mesmo, cada vez haver menos casamentos, muitas das vezes mais efêmeros, porque não significa que precisa ser uma prisão indissolúvel caso as coisas não estejam caminhando bem. E aqueles que continuam casando é porque possuem genuína fé na instituição.
anônimo
anônimo
13/03/2025 02h31
Na verdade, não é assim.
Antigamente as coisas eram feitas para durarem, e hoje em dia não. Isso é verdade. Mas, antigamente, as mulheres ficavam mal vistas ao se divorciarem, e por isso, aceitavam quietas muitas injustiças. As pessoas ficavam casadas por medo, receio, comodismo... Hoje em dia não. O divórcio era burocrático e caro, hoje em dia não. Os casamentos na igreja, eram extremamente difíceis de serem anulados, hoje em dia não. Muita coisa mudou, o mundo mudou, as pessoas mudaram.
anterior
Homens, vocês percebem quando uma mulher quer chamar atenção?
próxima
O que acha de homens de 40 e 50 anos que ficam solteiros e de vez em quando transam com putas de 20?