Mágoa é difícil, sei que os outros casos são difíceis e podem parecer mais graves, porém superáveis com o passar do tempo... morte sabemos que é inevitável e passamos a aceitar, término de casamento também entendemos não ser merecedores daquilo e o tempo resolve, traição a mesma coisa, amor de buceta e pau é coisa de gente superficial... já a mágoa, por mais que seja proveniente de algo até mesmo já resolvido, o tempo parece não superar tão fácil, sempre fica um resquício e uma desconfiança. Nessa equivalência, não sobre ser mais grave ou menos grave, mas de superação, voto na mágoa/culpa.
votei em Mágoa/ressentimento/culpa
Difícil dizer, pelo pra mim a superação de uma separação (seja ela sentimental ou carnal), é baseada na minha vontade de aceitar aquilo (eu sofro para aceitar), é um processo doloroso, dura alguns meses, mas algo em comum é a saudade. Porém a morte é mais duro, porque não tem ninguém que possa "substituir" aquela pessoa (particularmente eu não acredito que alguém possa ser substituído, mesmo que romanticamente falando).
Eu amei muito uma mulher recentemente, sofri demais, mas hoje eu não sofro mais, porém eu sinto saudades dela, da companhia, dos momentos e de ter alguém para conversar.
Meu tio era meu melhor amigo, ele faleceu e desde então eu nunca mais tive nenhum amigo, chega sexta à noite eu não tenho mais alguém para jogar comigo, para conversar de parceiro para parceiro.
A saudade sempre fica, ela não vai. Mas a morte é mais cruel, porque talvez eu volte com minha ex ou arrume outra namorada, mas meu tio? Nunca mais.