em casa eu sinto bastante dificuldade pra ter foco, mas o que ameniza minimamente esse problema é um fone que isola o som ao redor e me dar pausas a cada tarefa concluída
é bom tu ter um roteiro certinho doq estudar oq praticar pq sem uma coisa já determinada vc vai se perder e teu cérebro vai entrar no modo preguiça e vai desviar sua atenção pra outra coisa
porém msm com essa estratégia tenho bastante dificuldade, online n me prende
como um estudante "tryhard" (aqueles caras que estudam uma quantidade de horas não saudáveis), eu diria que é mais sobre você tentar estudar todos os dias, manter a constância, identificar possíveis gatilhos e criar o hábito (Vale a pena dar uma pesquisada sobre a arte de criar hábitos). Todas as técnicas de estudo são relativas, eu por exemplo acho resumo a pior coisa do mundo, e por mais que a ciência concorde comigo, tem gente que consegue aprender com eles, então em time que tá ganhando melhor não mexer.
para o estudante médio, é mais sobre criar o hábito mesmo, usar o pomodoro e ser feliz.
- Todo conteúdo que você acha que precisa pagar, está de graça na internet, seja pdf, YouTube ou telegram, basta procurar, só compre um curso se realmente for algo muito específico ou para melhorar a sua área.
- Descubra a maneira que a sua memória funciona e a maneira que você aprende, exemplo, existem pessoas que só conseguem memorizar através de músicas e rimas, técnicas que envolvem cantar, criar músicas e tal, podem ajudar essa pessoa, existem pessoas que só conseguem aprender escrevendo, nesse caso, técnicas de anotações e técnicas que envolve repetições podem te ajudar a memorizar e aprender um conteúdo.
- Comece pela base! A maioria das pessoas possuem deficiências em matemática básica e em português básico, o que atrapalha aprender conteúdos mais avançados que usam a matemática básica e o português básico, exemplo, a galera que vai fazer um curso superior em exatas, chega em cálculo I e não sabe regra de sinais.
- Tenha um objetivo, o que você quer estudar? Para quê? Concurso público? EJA? Curso técnico? Curso superior? Com o objetivo em mãos e os exemplos anteriores colocados em prática, será mais fácil de saber exatamente o que você deve estudar e por onde começar.
- Disciplina e paciência, ninguém que começou estudando 5h seguidas sem parar, sem perder o foco, sem ter sono, sem desistir, começou do dia para a noite, comece estudando 10 minutos por dia e PARE, depois aumente para 20 minutos, depois para 30 minutos e assim por diante.
- Quantidade Vs Qualidade, estudar várias horas seguidas não significa que você aprendeu ou que você vai aprender, muitas vezes significa apenas perda de tempo, você tem que perceber qual conteúdo você realmente precisa estudar por um longo período e qual conteúdo você vai estudar aos poucos, por exemplo, quem tem dificuldade em matemática, normalmente acaba estudando por longas horas porque precisa treinar a repetição, treinar como fazer aquele cálculo, mas tem pessoas que estudam 30 minutos e aprendem.