eles respondem
A maioria enxerga as mesmas cores, afinal a luz, o olho, o nervo, o córtex e o cérebro são os mesmos, funcionando corretamente. Daltônico vê pouco ou nenhum vermelho.
O que pode variar é a paleta de tons. Não temos o exato mesmo número de fotorreceptores em todos os olhos, a intensidade pode variar. Uns enxergam um vermelho mais vivo, outro vermelho mais escuro. Há casos como o do tetracromatismo. A maioria das pessoas tem 3 cones de cores na retina. Por uma alteração no cromossomo X, algumas mulheres desenvolvem 4, então enxergam cores e tons invisíveis para o resto das pessoas.
Se não houver nenhuma condição biológica adversa, como daltonismo, todos nós enxergamos, sim, as mesmas cores. Isso porque o comprimento de onda e a frequência são rigorosamente os mesmos pra todo mundo.
Claro, afinal a cor supostamente não existe, então depende dos nossos olhos para criá-las.
Aas cores são apenas interpretações do cérebro baseadas na luz que chega aos nossos olhos. Pode ser que o "amarelo" que você vê seja, para outra pessoa, algo que você descreveria como azul, mas como ambos aprenderam a chamar aquilo de "amarelo", ninguém percebe a diferença.
Isso é chamado de qualia, que são as experiências subjetivas individuais.
Se ambas forem normais, ambas enxergarão amarelo. Isso não quer dizer que ambas enxergam exatamente a mesma tonalidade de amarelo.
Provavelmente não, mas esse é o problema da quália e da consciência. Não tem como provar, só como intuir.
Isso ninguém sabe responder pq cores nada mais são do que comprimentos de ondas (“vários códigos”) que o nosso olho capta e o nosso cérebro decodifica essa informação. Pode ser que vc veja as informações da cor verde e interprete aquilo que seu cérebro atribui a cor verde, mas outro pessoa pode ter uma experiência diferente e interpretar as informações do “código” referente a cor verde e “enxergar” outra coisa, mas ele sempre vai atribuir essa “outra coisa” a cor verde. Então ninguém sabe dizer se enxergamos ou não a mesma cor. Outro exemplo são os morcegos a “visão” deles é por meio de um sistema de som, ele emite esse som que ecoa pelos objetos e ambiente e retorna para ele, com base nisso é formada a “visão” desse animal uma coisa que não podemos imaginar como é a experiência de visão dele, pois a nossa visão é totalmente diferente
Acho que isso depende muito da biologia de cada pessoa...